Publicado: Sexta, 08 de Março de 2019, 09h49

A mobilidade acadêmica é um elemento básico e fundamental no processo de internacionalização da educação superior. O fluxo de pessoas, tecnologia e conhecimento, através das fronteiras, assim como a integração econômica e cultural requerem a instrumentalização de mecanismos de cooperação universitária para potencializar e melhorar a qualidade da educação superior.

A internacionalização da Educação superior deve ser considerada como uma prioridade no desenvolvimento das políticas educacionais de última geração, com o propósito de que as instituições universitárias formem profissionais preparados para o mundo globalizado.

A integração da comunidade ibero-americana apresenta múltiplos desafios. Por um lado, consolidar a identidade de nossos povos, ainda que sempre se reconheceu que compartilhamos um rico patrimônio cultural, em que o encontro entre as culturas foi seguido da convivência e o intercâmbio entre nações soberanas e independentes. Por outro lado, com respeito às demais regiões do mundo, fazer da região um polo de desenvolvimento econômico, altamente produtivo e competitivo.

No interior do processo de internacionalização das instituições de educação superior, a tendência mais notória é a mobilidade estudantil, já que permite melhorar substancialmente a formação integral dos alunos, ao incorporar uma visão cultural e técnica em seus estudos e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

A esse respeito é de suma relevância chamar a atenção sobre a necessidade para que os países da comunidade ibero-americana alcancem um acordo para sustentar a mobilidade acadêmica sobre os princípios de confiança, reciprocidade, flexibilidade e transparência.

A Conferência Ibero-americana de Ministros de Educação constitui o espaço idôneo para que os responsáveis da função socioeducativa na região promovam um novo projeto de mobilidade acadêmica.

Diante do exposto, desenvolveu-se o Projeto Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica para Estudantes de Programas Universitários de Formação de Professores. Este Projeto visa converter-se no principal instrumento da cooperação ibero-americana para consolidar um sistema estável de mobilidade acadêmica na região. Sua atividade fundamental, para os próximos anos, estará centrada nos estudantes de graduação e pós-graduação que estejam cursando programas focados na profissão docente.

Para alcançar seus objetivos, o Projeto Paulo Freire deve levar em conta todas as atividades e iniciativas até então desenvolvidas na região referentes à mobilidade acadêmica. Por uma parte, as realizadas na América Latina como o Programa Pablo Neruda e/ou Programa de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica (PIMA), bem como as experiências e práticas realizadas no MERCOSUL, e o Programa Erasmus (European Action Scheme for the Mobility of University Students) da União Europeia. A aliança e os acordos de cooperação do Programa Paulo Freire como o Programa Eramus da União Europeia devem estar presentes no horizonte de trabalho, de modo que se possam compartilhar experiências no âmbito da mobilidade entre a América Latina e a União Europeia.

Fonte: https://oei.org.br/noticia/projeto-paulo-freire-de-mobilidade-academica-para-estudantes-de-programas-universitarios-de-formacao-de-professores

Baixe o documento (Português)