Mobilidade Independente

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2019, 09h50

Estudantes de Graduação ou pós graduação, docentes e técnicos poderão realizar mobilidade internacional em Universidades conveniadas à UFPA, seguindo os parâmetros de acordos pré-estabelecidos.

Pesquise a respeito do país de interesse e então, acesse nossa lista de acordos para verificar se há convênio firmado com alguma Universidade no país escolhido. Ao certificar-se da existência de parceria, estabeleça contato com a Universidade pretendida, mencione o convênio existente e siga as diretrizes que lhe forem dadas. A PROINTER terá a satisfação de auxiliá-lo no que for de sua alçada, para facilitar a possibilidade de sua mobilidade.

Governos de países estrangeiros, algumas vezes, abrem editais com vagas para brasileiros, porém, normalmente, exigem que exista convênio entre as Universidades de cada país. Caso tenha interesse em participar de algum programa ou realizar a mobilidade em Universidade estrangeira com as qual a UFPA não possua convênio, entre em contato com a Direção de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos para saber se há a possibilidade (e como proceder) de estabelecer um acordo internacional.