Página inicial > Importância de formalizar os acordos internacionais

Importância de formalizar os acordos internacionais

Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 17h11

1. Acordos informais não tem validade jurídica. A formalização junto à PROINTER dá respaldo legal e valida institucionalmente a cooperação científica internacional feita com instituições no exterior.
  2. A formalização garante direitos, tais como: autorização para realizar viagens internacionais, agilidade para celebrar acordos para dupla diplomação e cotutela, apoio para fazer publicações internacionais, facilidade para realizar a mobilidade de alunos e pesquisadores; acesso a idiomas e aos serviços proporcionados pela Cátedras; enfim suporte institucional, organizacional e administrativo para que as parcerias internacionais fluam mais adequadamente.
  3. A formalização assegura também compartilhamento de infraestrutura – espaço físico para que professores, pesquisadores e alunos possam exercer suas atividades científicas, artísticas e culturais, bem como praticar idiomas envolvidos na cooperação.
  4. A formalização dá maior visibilidade ao que a UFPA faz. Como a maior instituição de ensino, pesquisa e extensão da Pan-Amazônia, a UFPA realiza inúmeras atividades no âmbito das parcerias internacionais. Estando registradas, essas parcerias possibilitam a elevação da avaliação da instituição nos rankings. Isso também vale para os cursos de Graduação e para Programas de Pós-Graduação.
  5. A formalização permite que todos os atores, que realizam parcerias internacionais, conheçam o que outros institutos, núcleos, grupos de pesquisa estão realizando em termos de desenvolvimento científico, tecnológico e artístico, o que favorece a cooperação intra-institucional visando um maior impacto na UFPA.