Página inicial > Últimas Notícias > Servidores representam a UFPA no conselho americano de educação nos Estados Unidos

• Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 10h03
  • Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 10h05

A internacionalização do Ensino Superior é uma realidade crescente e uma necessidade que se justifica na medida em que os problemas que afetam a sociedade contemporânea se tornaram transfronteiriços e de alta complexidade, exigindo atitudes que extrapolam os campos nacionais de conhecimento. Com vista ao desenvolvimento deste conhecimento e dessa ciência que ultrapassa fronteiras, a Universidade Federal do Pará participará do American Council on Education (ACE), Laboratório de Internacionalização que será realizado em Washington, a partir do próximo dia 9 de agosto, juntamente com representantes de outras 14 Instituições de Ensino.

A UFPA será representada por dois servidores técnico-administrativos: Stefany Wong Ramos Bezerra e Juan Dias Barros, os quais se juntarão a representantes das seguintes Instituições: Bethany College (WV), California State University, San Bernardino, Loyola Marymount University (CA), Mercer University (GA), Purdue University Northwest, Rhodes College (TN), Sinclair College (OH), Southern Illinois University, SUNY - The College of Brockport, Universidade Federal de Goiás (Brazil), Universidade Estadual de Maringá (Brazil), University of California San Diego, University of Delaware, University of Missouri - Kansas City, University of Nebraska-Lincoln, University of North Georgia e York College of Pennsylvania.

A escolha dos dois servidores técnico-administrativos para participarem dessa atividade no exterior se deu em função da visão estratégica que a Administração Superior tem em relação à formação continuada e à qualificação de seu corpo técnico. Além disso, tanto Stefany quanto Juan tem proficiência em língua inglesa, bem como visto para entrada nos Estados Unidos.

Para a servidora Stefany Bezerra, “o incentivo para participação no ACE Internationalization Laboratory, como uma das representantes da UFPA, é extremamente motivante não só pela oportunidade de qualificação profissional, mas principalmente, pela possibilidade de adquirir conhecimentos que deverão ser implementados para impulsionar a internacionalização da nossa Instituição.  Esta será a 17ª edição do Laboratório e é a primeira vez que são convocadas universidades brasileiras para fazer parte desse time. Estar presente nesse momento é, portanto, uma grande honra, assim como uma grande responsabilidade.”

Já o servidor Juan Barros ressalta que sua participação no Laboratório de Internacionalização da ACE será uma oportunidade para a UFPA ampliar seu processo de internacionalização, adquirindo novos conceitos e práticas que exigirá da Instituição como um todo a tomada de consciência no sentido de dar respostas aos desafios locais, regionais e globais. A participação das Instituições brasileiras tem patrocínio da Fulbright e da Capes.

Importância da internacionalização do Ensino Superior – O processo de internacionalização é considerado um dos principais meios para consolidar competências, preparar estudantes e pesquisadores para participar da sociedade multicultural, formar cidadãos para o mundo, consolidar valores, produzir conhecimento qualificado e, por conseguinte, alcançar a excelência acadêmica.

A internacionalização possibilita também que uma Instituição como a Universidade Federal do Pará alcance maior visibilidade em relação ao resto do mundo, fortalecendo, na comunidade acadêmica, uma cultura de excelência, com abertura para o diálogo com diferentes sociedades, a fim de aprender, ensinar, pensar, criar e trabalhar juntos em busca de um mundo melhor para todos.

Texto e foto: Divulgação Prointer