Página inicial > Participação da UFPA no Laboratório

Participação da UFPA no Laboratório de Internacionalização

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 16h12

O ACE Internationalization Laboratory visa oferecer suporte técnico para universidades elaborarem e promoverem estratégias de internacionalização. Neste ano, uma parceria entre a Comissão Fulbright Brasil, o ACE e a CAPES possibilitou que, pela primeira vez, universidades brasileiras fossem convidadas para participar do programa.

A CAPES ficou encarregada de selecionar três universidades brasileiras, indicando a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Estadual de Maringá. Cada universidade, por sua vez, indicou dois representantes de seus quadros funcionais para participarem do programa, representando as respectivas instituições.

As universidades escolhidas, portanto, terão a oportunidade de participar do laboratório de internacionalização da ACE, cuja metodologia engloba várias atividades a serem desenvolvidas ao longo de 18 meses, buscando auxiliar na estruturação e aplicação de um planejamento estratégico que vise a Internacionalização abrangente das instituições participantes. Durante este período também estão previstas três reuniões no escritório do ACE em Washington D.C. e visitas dos conselheiros do ACE,  responsáveis por acompanhar e dar suporte às atividades que serão desenvolvidas por cada universidade.

Para a UFPA, esta oportunidade ocorre em momento oportuno, pois vem ao encontro dos esforços recentes da instituição em elaborar e executar uma estratégia de internacionalização em consonância com sua missão e visão definidas em seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2016 – 2025.

A primeira reunião em Washington D.C, onde estiveram os representantes do ACE, da CAPES e de todas as universidades envolvidas, ocorreu no dia 09 de agosto de 2019. Nesta reunião de abertura do programa, os representantes das universidades participantes puderam receber orientações, não só do Conselho Americano de Educação, mas também de outras renomadas Instituições participantes de edições anteriores,  para o direcionamento das suas ações, de forma que visem uma internacionalização estratégica e abrangente.

Nesta reunião, também foram traçadas as próximas ações e etapas que cada Instituição deverá seguir.

Link divulgado pelo ACE: https://www.acenet.edu/news-room/Pages/Largest-Cohort-of-ACEs-Internationalization-Lab-Yet-Begins-Work.aspx