Página inicial > Últimas Notícias > Casa Brasil-África promove mostra de cinema africano no Cine Olympia

Casa Brasil-África promove mostra de cinema africano no Cine Olympia

• Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 10h04
  • Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 10h04

O cinema é o melhor meio para se descobrir outras culturas, histórias e modos de vida. Pensando nisso, a Casa Brasil-África da Universidade Federal do Pará (CBA/UFPA), em parceria com a Aliança Francesa e o Cine Olympia, realizará a III Semana do Cine Africano, entre os dias 14 e 20 de novembro, no Cine Olympia. O evento também é em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro.

“É importante organizar esta semana porque existe um déficit de informação sobre a África. A ideia que predomina sobre os povos desse continente está, em grande medida, errada e marcada pelos séculos de escravidão e preconceitos. Existe também pouco conhecimento sobre a importância do continente africano para a formação da identidade nacional e da cultura brasileira, e o cinema, independentemente do tipo de filme, tem a possibilidade de mostrar muitos elementos da cultura e o modo de vida de um país”, conta o professor Dionísio Poey Baró, coordenador da CBA.

Durante uma semana serão exibidos filmes de ficção e documentários que abordam diferentes aspectos da realidade africana, como a vida cotidiana, a música, as migrações, a situação na Europa da mulher negra procedente das antigas colônias africanas e das Antilhas, entre outros. Além disso, também será exibido o filme “Salvaterra, Terra de Negro”, produzido pelo Instituto de Artes do Pará em uma comunidade quilombola do município de mesmo nome, na Ilha do Marajó.

“Um dos objetivos dessa semana é fazer refletir sobre a importância da África na nossa cultura, por isso decidimos incluir esse documentário, feito aqui no Pará. Nele se pode ver vários elementos da cultura afro-brasileira, mais especificamente a afro-paraense”, explica o professor.

Programação – O evento contará com a exibição de nove filmes, curtos e longos, divididos entre os seis dias de apresentação. Para iniciar a semana, no dia 14, será exibido o documentário “Abra a voz”. No dia 15, os curtas “Barcelona ou a Morte”, “Atlânticos” e “Mães”, que tratam da migração africana para a Europa. No dia 16 será exibido “Salvaterra, terra de negro” e o curta de comédia dramática “Pequena Luz”.

Já no domingo, dia 17, e na terça-feira, dia 19, serão exibidas as animações “Turbulence” e “Minga e a Colher Quebrada”. O primeiro trata as problemáticas políticas e sociais atuais usando elementos fantásticos, e o segundo, voltado para o público infanto-juvenil, conta uma história inspirada nas lendas tradicionais africanas. Para fechar a semana, no Dia da Consciência Negra, será exibido o drama “Félicité”.

As exibições são gratuitas, e não há necessidade de inscrição ou reserva prévia.

Serviço:

III Semana do Cine Africano

Data: 14 a 20 de novembro

Hora: Terça a sexta, a partir das 18h30; sábado e domingo, a partir das 16h30

Local: Cine Olympia (av. Pres. Vargas, 918)