Acordos de Cooperação Internacional

Orientações para professores da UFPA interessados em estabelecer parcerias com universidades e instituições do Exterior

Os professores da UFPA interessados no estabelecimento de Acordos Gerais entre a UFPA e Universidades e Instituições do Exterior, através da PROINTER, devem seguir os seguintes procedimentos:

Comprovar a existência de acordo entre a UFPA e a Universidade e/ou Instituição de interesse na lista de acordos da UFPA. Em caso de existir o acordo, solicitar à PROINTER ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) cópia do mesmo . Em caso de não existir o acordo, por favor, formalize um processo no Protocolo Geral da UFPA contendo:

1. Documento da Instituição estrangeira de concordância no estabelecimento de parceria com a UFPA.

2. Formulário Proposta de Acordo Internacional devidamente preenchido. Baixe o formulário aqui

3. Acordo Geral devidamente preenchido (duas vias) considerando uma das seguintes possibilidades.

3.1 Acordo Geral – Modelo da UFPA

Os modelos de Acordo Geral entre a UFPA e outras Universidades e Instituições estão disponíveis nos seguintes idiomas: Português; Português/Inglês; Português/Francês e Português/Espanhol.

3.2 Acordo Geral – Modelo Universidade e/ou Instituição estrangeira

Os modelos de Acordo Geral de Universidade e/ou instituição estrangeira devem ter obrigatoriamente uma versão em português.

4. Cabe à PROINTER o acompanhamento da tramitação do processo (assinaturas dos reitores; publicação no DOU; dar ciência ao interessado e providencias para o arquivamento.

5. Em caso de interesse em renovação de acordo ja existente, o professor interessado deve formalizar um processo no Protocolo Geral da UFPA contendo:

a.  Documento da Instituição estrangeira de concordância na renovação do Acordo Geral
b. Modelo de Renovação de Acordo Geral preenchido (duas vias). O modelo está disponível nos seguintes idiomas PortuguêsPortuguês/InglesPortuguês/FrancêsPortuguês/Espanhol
c. Cabe à PROINTER o acompanhamento da tramitação do processo (assinaturas dos reitores; publicação no DOU; dar ciência ao interessado e providencias para o arquivamento.

Arquivos para download: