Página inicial > Últimas Notícias > DAAD abre inscrições para programa de auxílio a doutorandos até 15/11/2020

DAAD abre inscrições para programa de auxílio a doutorandos até 15/11/2020

• Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 11h03
  • Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 11h05

Financiamento é destinado a bolsistas da Capes ou de uma FAP participante do programa interessados em desenvolver parte da pesquisa da tese na Alemanha

Rio de Janeiro, 15/10/2020 | O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lança a segunda chamada de 2020 do programa de auxílio para estadias de pesquisa na Alemanha para doutorandos brasileiros com bolsa no país. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa (vide lista abaixo). Será possível se candidatar ao auxílio entre 15/10/2020 e 15/11/2020 para estadias de pesquisa entre 01/05/2021 e 31/01/2022.

O objetivo do programa é viabilizar a permanência de estudantes brasileiros de doutorado na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas na Alemanha para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

No momento, 17 FAPs participam do programa de auxílio para doutorandos:

1. FACEPE - Pernambuco
  2. FAPEAL - Alagoas
  3. FAPEAM - Amazonas
  4. FAPEAP - Amapá
  5. FAPEG - Goiás
  6. FAPEMA - Maranhão
  7. FAPEMIG - Minas Gerais
  8. FAPERGS - Rio Grande do Sul
  9. FAPERJ - Rio de Janeiro
  10. FAPERN - Rio Grande do Norte
  11. FAPES - Espírito Santo
  12. FAPESB - Bahia
  13. FAPESC - Santa Catarina
  14. FUNDECT - Mato Grosso do Sul
  15. FAPERO - Rondônia
  16. FAPT - Tocantins
  17. Fundação Araucária – Paraná

Todos os detalhes sobre o auxílio, os requisitos e o processo de candidatura se encontram neste link, neste documento em português e no edital no site da central do DAAD.

Mais informações:
www.daad.org.br/auxilio