Página inicial > Eventos > Últimas notícias > Conexões internacionais: estudar e pesquisar na Alemanha

Conexões internacionais: estudar e pesquisar na Alemanha

• Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 18h43

A partir da apresentação dos programas de fomento à língua e cultura alemãs, bem como dos programas de bolsas para estudos e pesquisas na Alemanha, os representantes do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) trarão temas relevantes para quem deseja se relacionar academicamente com a Alemanha.

Entre os convidados está Katja Hölldampf, professora visitante da UFPA e coordenadora da Casa de Estudos Germânicos (CEG), atualmente com espaço no Centro de Internacionalização da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (UFPA). Essa casa já possui mais de cinco décadas de existência na Instituição e tem sido dirigida, desde o convênio de 1972, por professores visitantes que atuam como representantes do DAAD. A Casa de Estudos Germânicos fornece e estimula o intercâmbio científico entre a Alemanha e o Brasil, especialmente entre discentes e pesquisadores da UFPA e as universidades e instituições de pesquisa alemãs. Muitos foram os brasileiros que, por meio dela, tiveram acesso à língua e cultura alemã, havendo inclusive um curso de licenciatura em Língua Alemã, no Instituto de Letras e Comunicação da UFPA.

Também estão presentes Miguel Flores Tran, coordenador dos Programas de Pós-graduação do DAAD no Brasil, e Graziele Lautenschlaeger, coordenadora de marketing do DAAD no Brasil e ex-bolsista do programa de doutorado da mesma instituição. Juntos os convidados irão complementarmente introduzir o sistema de educação superior alemão, trazer informações sobre onde encontrar informações para diferentes perfis acadêmicos, apresentar possibilidades de fomento a estudos e pesquisa na Alemanha e seus diferentes contextos, entre outras dicas acerca de candidaturas e competências interculturais.

Venha participar! Link para inscrições: