Programa de mobilidade acadêmica EBW+ inscreve candidatos até o dia 15

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), incentiva a comunidade acadêmica a apresentar propostas de candidaturas para bolsas de mobilidade internacional em universidades da Europa. As inscrições são na esfera do Programa Euro Brazilian Windows Plus e estão abertas até 15 de novembro de 2015. Estudantes de pós-graduação poderão ter a oportunidade de formação com pagamento mensal, viagem ida e volta, seguro e taxas de matrícula, com o apoio financeiro da Comissão Europeia, por meio do Programa Erasmus Mundus.

Antes da mobilidade, os estudantes deverão acordar com os coordenadores acadêmicos das suas instituições de origem e de acolhimento o plano de atividades a ser realizado para que o compromisso de reconhecimento seja estabelecido. Para participar, os interessados precisam criar um utilizador e uma senha no site do EBW+ e preencher um formulário no qual será possível escolher o tipo de bolsa para a qual deseja se candidatar e receber o apoio do programa. Acesse o site aqui. Para mais detalhes sobre o procedimento de candidatura, faça odownload do Guia do Candidato.

Critérios de participação – Os candidatos devem ser brasileiros, ter obtido um grau de ensino superior em uma instituição brasileira, não ter residido, vivido ou realizado atividade (trabalho, estudos) em país europeu por mais de 12 meses nos últimos cinco anos, não ter usufruído de Bolsa Erasmus Mundus para o mesmo tipo de mobilidade, ter conhecimento suficiente na língua de ensino da instituição de acolhimento ou do Inglês e respeitar os critérios específicos aplicáveis a cada tipo de mobilidade (doutorado e pós-doutorado).

As áreas de estudos elegíveis para o projeto são educação, engenharia, tecnologia, artes criativas (música, design, dança e cinema). De acordo com cada caso proposto, o programa apresenta diferentes tipos de bolsa. Os estudantes podem realizar um período de intercâmbio (não conducente a grau) e pesquisadores, membros de pessoal acadêmico e administrativo podem realizar um período de pesquisa ou trabalho  na instituição de acolhimento. No total, serão ofertadas 151 bolsas divididas em três grupos. Leia mais informações aqui.

Projeto – O objetivo principal da Mobilidade EBW+ é reforçar a cooperação regional entre as instituições europeias parceiras das Instituições de Ensino Superior do Brasil. O projeto é composto por 20 instituições estrangeiras e 10 brasileiras associadas. A UFPA não possui ingerência neste edital em específico, porém os interessados podem se candidatar livremente como proposta independente. Além do intuito de promover a melhoria das perspectivas de carreira dos estudantes, o projeto propõe-se ao enriquecimento mútuo entre Europa e Brasil, por meio do intercâmbio de pessoas, conhecimentos e competências, e ao reconhecimento de estudos e qualificações em âmbito internacional.

Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação