CEG convida para a segunda parte do minicurso - Estética e Narrativa no Cinema Alemão

A CEG convida para a segunda parte do minicurso

Estética e Narrativa no Cinema Alemão

de Lorenna Montenegro

(jornalista, crítica de cinema ACCPA)

no dia 20 e 21 de janeiro14-18 horas,

na Casa de Estudos Germânicos, sala de vídeo.

secretaria da CEG (2ª a 6ª feira, 9-18h)

Conteúdo:

Segundo módulo do Minicurso sobre a estética e narrativa na história da arte cinematográfica alemã, que em sua primeira etapa deu destaque a época do expressionismo e dos filmes de temática nazista, além de versar sobre o mito da grande estrela do cinema germânico, Marlene Dietrich. O minicurso segue a trilha dos períodos de produção cinematográfica mais densa, como a do pós-guerra que desencadeou o movimento dos cineastas do Novo Cinema da década de 60. Esse módulo também retrata a cinematografia alimentada por obras adaptadas para a sétima arte e discute sobre os caminhos do cinema alemão contemporâneo.

Participantes regulares receberão um certificado.

Minuta do Curso:

MINICURSO             Estética e Narrativa no Cinema alemão 2

Período:                     20 e 21 de janeiro (quarta e quinta), das 14 às 18 horas (8 horas)

Local:                          Casa de Estudos Germânicos, sala de vídeo

Ministrante:               Lorenna Montenegro, jornalista e crítica de cinema (ACCPA)

No. de participantes: max. 25

Perfil participantes:   Estudantes de cinema, estudantes de alemão,

público interessado em língua e cultura alemã

da Casa de Estudos Germânicos (2ª a 6ª feira, 9-18h)

Ementa:

A 2ª parte do minicurso abrange 3 temas mais específicos:

1) Pós guerra e o expressionismo - Autores do Novo Cinema;

2) Historicismo e adaptações de obras literárias na cinematografia alemã;

3) “Frescor com apego ao passado”: gêneros masi vendáveis e filmes com foco em temáticas voltadas para aspectos socioculturais e políticos contemporâneos

Participantes regulares receberão um certificado