BRAMEX: PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA BRASIL-MÉXICO

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 13h09

BRAMEX: PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA BRASIL-MÉXICO

O Programa BRAMEX promove o intercâmbio de estudantes entre instituições associadas à Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior da República Mexicana (ANUIES), do México, e instituições associadas ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), do Brasil.
Tem como principal objetivo promover a cooperação acadêmica entre o Brasil e o México. Trata-se, portanto, de um Programa de Mobilidade bilateral, o qual consiste na mobilidade de estudantes brasileiros e mexicanos de cursos de graduação, de qualquer área de conhecimento, por um semestre acadêmico.

BREVE HISTÓRICO

Lançado em 2011, o programa já conta com oito edições e mais de 300 estudantes, entre brasileiros e mexicanos, que participaram da mobilidade acadêmica oferecida pelo BRAMEX. A Universidade Federal do Pará faz parte do programa desde 2017, enviando e recebendo estudantes desde 2018.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

Entre os benefícios do programa, estão inclusas as isenções de taxas acadêmicas, auxílio com refeições e alojamento para os estudantes, bem como algumas ajudas opcionais, de acordo com as possibilidades de cada IES receptora, tais como a oferta de cursos de português ou espanhol.

OFERTA DE VAGAS

Para candidatar-se a uma vaga no Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-México, o estudante deve estar regulamente matriculado em um curso de graduação de uma instituição associada ao GCUB que tenha aderido ao programa e atender aos requisitos das Universidades de origem e de destino participantes. O número de vagas, prazos e requisitos adicionais são definidos anualmente e as inscrições são feitas por meio das universidades brasileiras e mexicanas participantes do BRAMEX. As vagas disponibilizadas são oferecidas aos alunos interessados, por meio de editais específicos das IES envolvidas. Os estudantes da UFPA devem realizar suas inscrições de acordo com as orientações dos editais do programa, semestralmente lançados pela PROINTER.