BRACOL: PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES BRASIL-COLÔMBIA

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 13h45

BRACOL: PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES BRASIL-COLÔMBIA

O Programa BRACOL promove o intercâmbio de estudantes entre instituições associadas à Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN), da Colômbia, e as instituições associadas ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), do Brasil. Tem como principal objetivo promover a cooperação acadêmica entre o Brasil e a Colômbia. Trata-se, portanto, de um Programa de Mobilidade bilateral, o qual consiste na mobilidade de estudantes brasileiros e colombianos de cursos de graduação, de qualquer área de conhecimento, por um semestre acadêmico.

BREVE HISTÓRICO

Lançado em 2014, já conta com oito edições e mais de 210 estudantes, entre brasileiros e colombianos, que participaram da mobilidade acadêmica oferecida pelo BRACOL. A Universidade Federal do Pará faz parte do programa desde 2017, enviando e recebendo estudantes desde 2018.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

Entre os benefícios do programa, estão inclusas as isenções de taxas acadêmicas, auxílio com refeições e alojamento para os estudantes, bem como algumas ajudas opcionais, de acordo com as possibilidades de cada IES receptora, tais como a oferta de cursos de português ou espanhol.

OFERTA DE VAGAS

Para candidatar-se a uma vaga no Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia, o estudante deve estar regulamente matriculado em um curso de graduação de uma instituição associada ao GCUB que tenha aderido ao programa e atender aos requisitos das Universidades de origem e de destino participantes. O número de vagas, prazos e requisitos adicionais são definidos anualmente e as inscrições são feitas por meio das universidades brasileiras e colombianas participantes do BRACOL. As vagas disponibilizadas são oferecidas aos alunos interessados, por meio de editais específicos das IES envolvidas. O número mínimo de vagas por universidade e por semestre é dois. Os estudantes da UFPA devem realizar suas inscrições de acordo com as orientações dos editais do programa, semestralmente lançados pela PROINTER.