PROGRAMA CAPES/BRAFAGRI

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 13h50

PROGRAMA CAPES/BRAFAGRI

O programa consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação. Visa fomentar o intercâmbio em ambos os países (Brasil e França) e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Possui edições anuais para seleção de propostas, lançadas por editais Capes/Brafagri. A proposta pode envolver até três IES e deve conter um plano de trabalho conjunto entre as universidades brasileiras e as francesas e um planejamento de atividades para dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois anos. A IES onde atua o coordenador deve estar vinculada a um Programa de pós-graduação reconhecido e recomendado pelo MEC.

BREVE HISTÓRICO

A cooperação bilateral baseada nos projetos estabelecidos em parceria entre as instituições francesas e brasileiras teve início no ano de 2005 (Convênio assinado entre a CAPES e a Direction Générale de l'Enseignement et de la Recherche (Dger) do Ministério da Agricultura da França).

Atualmente, existem mais de 45 Projetos Brafagri em funcionamento no Brasil.

Na UFPA, um projeto BRAFAGRI está vigente, desde 2017, vinculado às Faculdades de Medicina Veterinária do Campus de Castanhal e Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas, Campus de Belém.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

Os benefícios são: bolsa (870 euros mensais); adicional localidade (400 euros mensais), apenas para instituições localizadas em Paris; auxílio instalação (1.300,00 euros); seguro saúde (90,00 euros mensais); material didático; e deslocamento, ou seja, passagem aérea de ida e volta. A bolsa tem duração de no mínimo quatro e máximo dez meses (1 ou 2 semestres).

OFERTA DE BOLSAS

As bolsas são concedidas por meio de editais anuais específicos, elaborados pelas coordenações institucionais dos projetos Brafagri e divulgados amplamente pela PROINTER.

Os requisitos para alunos participarem do Brafagri são estipulados pela CAPES em nível nacional e pela IES a qual o aluno pertence. Do lado brasileiro, os editais exigem que o(a) candidato(a) para o intercâmbio tenha obtido pelo menos 600 pontos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), e que tenha integralizado no mínimo 20% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso. Também pelas regras do programa, o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária e apresentar comprovante de proficiência B1 em língua francesa, certificado por testes reconhecidos internacionalmente.