BABEL - Erasmus Mundus faz seleção para professores na Europa - 2016

O Programa Erasmus Mundus Babel convoca os candidatos interessados em realizar mobilidade de Pessoal Docente em universidade europeia a se inscreverem na 4ª chamada do edital publicado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer).

A seleção é feita por critérios estabelecidos pela UFPA mediante análise das candidaturas validadas pela Prointer e, posteriormente, selecionadas por comissão europeia. A bolsa tem duração de um mês. Confira o Edital.

As universidades europeias conveniadas são: Ghent University (Bélgica); Universidad de Valladolid (Espanha); Universidad Politécnica de Valencia (Espanha); Université Montpellier 2 (França); Politecnico di Torino (Italia); Rijksuniversiteit Gröningen (Países Baixos “Holanda”); Adam Mickiewicz University (Polônia); Universidade do Porto (Portugal) e Lund University (Suécia). As inscrições devem ser feitas para três instituições estrangeiras. Os selecionados pelas universidades europeias participantes receberão uma bolsa de estudos equivalente ao pagamento das despesas de viagem, seguro (saúde, viagem, acidente), taxas de matrícula (quando aplicável) e manutenção mensal de 2.500 euros no país de destino, enquanto durar o programa.

Exigências - Para participar, é preciso ter cidadania brasileira, não ter feito nenhuma atividade como trabalho e estudo em país europeu por mais de 12 meses, nos últimos cinco anos, não ter se beneficiado no passado de uma bolsa Erasmus Mundus para o mesmo tipo de mobilidade que está sendo candidato, possuir proficiência na língua ou em uma das línguas faladas no país de acolhimento, respeitar os critérios aplicáveis a cada tipo de mobilidade, ter o grau de doutorado e trabalhar em regime de tempo integral na UFPA.

Áreas de Estudos – Os candidatos podem verificar as áreas de estudo das respectivas instituições e as vagas ofertadas na página do programa. Entre elas, estão: Ciências Agrárias; Arquitetura, Planejamento Urbanístico e Regional; Estudos Comerciais, Ciências de Gestão; Educação, Formação de Professores; Engenharia, Tecnologia; Geografia, Geologia; Direito; Matemática, Informática; Ciências Médicas; Ciências Naturais; Ciências Sociais; Comunicação e Ciências da Informação e outras, como Energias Renováveis, Alterações Climáticas, Direitos Humanos.

Inscrições - A documentação a ser enviada à Prointer para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. antes da inscrição online a ser feita no site do Babel, são: a Ficha de Candidatura Erasmus Mundus preenchida, assinada e com foto 3x4 colorida colada; Documento de comprovação do vínculo empregatício (Portaria de nomeação, ou cópia do cadastro funcional do SIAPENET ou uma declaração da Progep); Curriculum Lattes atualizado e assinado; Autorização da faculdade em que o docente está vinculado; Cópia do diploma de doutorado; Uma carta de recomendação emitida por professor efetivo da UFPA e da área de atuação do candidato.

Acesse a Autorização da Faculdade e a Ficha de Candidatura (aqui em DOC).

As inscrições online vão até o dia 21 de março, tendo a hora europeia como referência (CET). O formulário web pode ser preenchido em inglês, português ou espanhol, dependendo da instituição de ensino de escolha. Para o caso de candidaturas em três países diferentes, o formulário e os documentos devem estar em inglês.

Os documentos a serem enviados junto com o formulário online são, em formato PDF, uma foto, carteira de identidade; passaporte (opcional); diplomas de todos os graus acadêmicos (graduação, mestrado e doutorado); Declaração de Atividade na UFPA, Certificado de Línguas e Declaração de honra do candidato

O Projeto Babel é coordenado pela Universidade do Porto e o início do intercâmbio será a partir de setembro de 2016. Mais informações na Prointer, localizada no Prédio da Reitoria do Campus Universitário, 1º andar ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) ou no fone (91) 3201-8713.