Prointer divulga editais para programas Top China 2016 e Top Espanha 2016

ERRATA COM RELAÇÃO AO COMPROVANTE DE MATRÍCULA:

Por motivo da greve que ocorreu em 2015, em qualquer das candidaturas para os programas Santander 2016 (Top China, Top Espanha e Ibero-americanas), será aceito o comprovante de matrícula do período em vigência (2º semestre de 2015), desde que no ato da inscrição o candidato esteja cursando a partir ao 5º semestre, à exceção do último ano do curso.

Foram divulgados pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Pará (UFPA) os editais para os Programas de Bolsas de Intercâmbio Top China Santander Universidades 2016 e o Top Espanha Santander Universidades 2016. Ambos são voltados para alunos de graduação a partir do 3º ano de curso (ou 5º semestre), regularmente matriculados no 1º semestre letivo de 2016. Os programas acadêmicos são no âmbito de financiamento com o Santander Universidades.

O objetivo é contribuir para o incremento da qualidade da formação dos alunos e professores das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes, possibilitando a mobilidade a países com cooperação acadêmica com o Brasil e o desenvolvimento da língua e cultura estrangeiras. Conforme os editais, os participantes terão um período de três semanas nos países de destino, realizando atividades e participando de cursos em outras áreas da ciência.

Programas – A Prointer informa que cada programa possui um edital específico, com regras de seleção e execução diferentes. Consulte o Edital do Top China 2016 aqui e o Edital do Top Espanha 2016 aqui para mais informações.

Os selecionados para o Top China serão três estudantes e um professor, que passarão três semanas (de 24 de junho a 17 de julho de 2016) de Programa Acadêmico idealizado pelas Universidades de Shangai Jiao Tong ou Peking University sobre o tema “China and Brazil: na overview of Politics, Economy and Culture”. Os participantes do Top Espanha serão quatro estudantes e um professor, os quais passarão o período de 01 de julho a 23 de julho de 2016 na Universidad de Salamanca para realização de cursos de língua e cultura espanholas. Para o Top Espanha as bolsas estão distribuídas da seguintes forma: 02 bolsas para alunos de Letras – Espanhol; 01 bolsa para aluno de qualquer curso do campus do Interior e 01 bolsa para aluno de qualquer curso do campus de Belém.

Requisitos Gerais – Os alunos de graduação interessados em participar devem preencher os seguintes requisitos para a inscrição: ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos; ser aluno matriculado em cursos regular de graduação da UFPA;  estar habilitado a cursar o primeiro semestre letivo de 2016; estar cursando a partir do 3º ano no ato da inscrição; não estar com programa trancado ou todos os componentes curriculares trancados no 1º semestre de 2016; não ter obtido bolsa do Programa de Bolsas Santander Universidades nas edições anteriores nem ter participado de outro programa de mobilidade para o exterior mantido pela UFPA (CsF, Erasmus Mundus, Brafitec etc.); e possuir grau de desempenho acadêmico elevado.

Para os professores, é preciso que estes tenham obtido o título de doutor a partir de 2008; ter fluência ou conhecimento avançado da Língua Inglesa (Top China) e Língua Espanhola (Top Espanha); ter até 40 anos no momento da inscrição; não ter obtido bolsa do Santander Universidades  nas edições anteriores nem participado de nenhum outro programa de mobilidade para o exterior.

Inscrições – As inscrições para ambos os programas são on-line e vão até 13 de abril de 2016, tanto para o Top Espanha como para o Top China. Após a inscrição on-line, é preciso apresentar os seguintes documentos: Cópia do comprovante de inscrição devidamente preenchido, disponível nos sites do Top China e Top Espanha; Comprovante de matrícula; Histórico acadêmico da UFPA com CRG (Coeficiente Geral de Rendimento); Curriculum Lattes; Carta de recomendação personalizada e assinada por professor ou coordenador do curso da UFPA; carta de intenção assinada pelo aluno, expressando os motivos pelos quais deseja participar do programa; cópia do passaporte válido. Para os candidatos ao Top China, também devem ser apresentados quaisquer dos certificados do TOELF, resultado do IELTS ou de Nível Avançado em Língua Inglesa. Já para os candidatos do Top Espanha devem apresentar certificado de proficiência ou Nível Avançado de Espanhol.

Os documentos devem ser entregues em envelope lacrado, até 13 de abril, no horário das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), localizada no 1º andar do prédio da Reitoria do Campus Universitário.

No caso de candidato professor, não é necessário a Ficha de Inscrição on-line, somente os documentos de identificação, passaporte, Curriculum Lattes, certificados de cursos de Língua Inglesa e Carta de Intenções.

Parceria Santander – Com o objetivo de incentivar a cooperação bilateral para debate de interesse global em Brasil e China,  Brasil e Espanha, o Santander Universidades promove o intercâmbio acadêmico de estudantes de graduação desde 2009, cobrindo custos com transporte, hospedagem, alimentação, material de apoio e certificado. Por meio de um curso de três semanas em instituições de ensino superior de destaque e tradicionais, como a Universidade de Salamanca, na Espanha, os alunos e professores das universidades participantes têm a oportunidade de vivenciar uma experiência de imersão na cultura e em idiomas, os quais contribuem com a internacionalização da atividade acadêmica e cooperação diplomática entre as nações.