Programa Erasmus Mundus SMART2 abre seleção para intercâmbio em universidades europeias (3ª chamada) - 2016

Interessados em fazer um período de intercâmbio na modalidade doutorado sanduíche já podem se candidatar para a seleção do Programa de Intercâmbio Erasmus Mundus, por meio do Projeto SMART2 (SmartCities & SmartGrids for Sustainable Development). O edital foi lançado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), via Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER), e oferece oportunidades também para pós-doutorado, assim como para o docente que queira realizar um plano de trabalho, desde que apresente o plano que pretende desenvolver em uma das instituições europeias parceiras.  O Projeto SMART2 é coordenado pela francesa CentraleSupélec e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no Brasill, cujo consórcio é composto por 18 membros – 10 universidades europeias, 8 universidades brasileiras - e 3 parceiros associados (T.I.M.E. Association, Ecole Centrale de Lille e BTP Rincent). As universidades de destino se concentram nos seguintes países: Áustria, Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal e República Checa. Os interessados devem submeter as candidaturas em língua inglesa e escolher até 3 universidades de destino.

Entre os pré-requisitos para participar do concurso, dependendo do tipo de mobilidade, estão: estar matriculado em um programa de doutorado na UFPA; ser servidor docente ou investigador da UFPA, com grau de doutorado, que tenha obtido o título há, pelo menos, 03 anos; possuir proficiência na língua do país de acolhimento e não ter vivido ou desenvolvido atividade de trabalho ou estudo num país europeu por mais de 12 meses, no momento da candidatura.

As áreas de estudo previstas no Edital são: Arquitetura, Planejamento Urbanístico; Engenharia, Tecnologia e Ciências da Informação. O candidato deve observar as ofertas de cursos e áreas na plataforma do Projeto SMART2.

Os candidatos selecionados pela UFPA e pela Comissão Europeia receberão uma bolsa de estudos que cobrirá as despesas de viagem (passagens aéreas); seguro obrigatório: saúde, viagem, acidente e manutenção mensal no país de destino durante o programa.

A UFPA, como universidade parceira, tem regras institucionais, além dos critérios estabelecidos pelo Consórcio. Antes de serem analisadas pelas universidades europeias, as candidaturas serão validadas pela PROINTER.

A ficha de inscrição e demais documentos específicos para cada modalidade indicados no Edital devem ser entregues na PROINTER, até o dia 8 de junho de 2016 (quarta-feira), das 9h às 12h e das 14h às 16h, no Prédio da Reitoria do Campus Universitário, 1º andar.

Serviço:

Edital de seleção para o Programa de Intercâmbio Erasmus Mundus – Projeto SMART2 aqui

Inscrições no site: Atenção: INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS até às 23h59 CET do dia 08 de junho de 2016 (atentar para horário europeu – 4 horas a mais que o Brasil).

Local: Departamento de Mobilidade da PROINTER, no Prédio da Reitoria, 1º andar.

Modelo de documentação para entregar na PROINTER:

- Ficha de Candidatura Erasmus Mundus aqui
- Ficha de autorização do curso aqui.

Modelos de documentação para fazer upload no site do projeto SMART2:

- Support from home aqui

- Declaration of Honour aqui