Recepção dos calouros da UFPA tem programação com ciclo de palestras

A Recepção dos Calouros da Universidade Federal do Pará (UFPA) contou com ciclo de palestras, trote solidário,programação cultural e premiação dos primeiros colocados no listão do Processo Seletivo (PS) 2016 da UFPA. O ciclo de palestras aconteceu no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), nesta sexta-feira, 20 de maio.

Segundo a coordenadora de Apoio Discente (Cadis) da Proeg, Rita Veras, o principal objetivo do ciclo de palestras é disponibilizar as ações que são desenvolvidas e elaboradas pela Instituição. “Nós pensamos no que seria mais importante para o aluno que entra na Universidade e verificamos que seria muito viável prover ao calouro as ações desenvolvidas pela Instituição, como programas de bolsas, de assistência e de monitoria, por exemplo, para que eles tenham conhecimento do que nós temos aqui dentro e do que eles podem encontrar”, afirmou. “Um dos nossos objetivos é ampliar essas ações, buscando um ensino de melhor qualidade, para que esse aluno seja acolhido da melhor maneira possível.”

Carlos Pimenta é calouro de Engenharia de Alimentos e disse que a melhor parte da recepção é a integração dos novos discentes às atividades acadêmicas e ao contexto geral da vida universitária. “Eu estou me sentindo muito bem recebido e informado sobre as principais atividades da UFPA”, afirmou.

Programação – O evento de acolhimento aos novos calouros contou com palestras sobre os temas: “Mobilidade Estudantil”, “Programas de Iniciação Científica e Ciência sem Fronteiras”, “Oportunidades de intercâmbio internacional”, “Política de Assistência Estudantil” e “Orientações sobre o Portal da Biblioteca”, além de apresentações culturais.

Oportunidades - Em sua fala, o pró-reitor Cláudio Fabian Szlafsztein, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), explicou sobre as oportunidades de intercâmbio internacional e como o estudante deve proceder para conseguir uma bolsa de estudos em outro país. Alguns requisitos são boas notas, conhecimento de línguas estrangeiras, flexibilidade e criatividade. Ele deu boas-vindas aos calouros e destacou: “Estejamos orgulhosos por estarmos aqui, mas que também sejamos responsáveis.”

A diretora de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Germana Sales, falou sobre os programas de iniciação científica e de pesquisa, dando ênfase à importância de ser bolsista dentro da Universidade e de receber uma bolsa CNPq. A professora também ressaltou a importância do calouro para a Instituição. “Os calouros são a parte mais importante dessa Universidade. É por eles e para eles que existem os professores e os gestores”, disse.

A programação de recepção aos novos estudantes também contou a participação da indígena Márcia Cambeba, que fez uma apresentação musical e falou sobre a sua cultura dentro da Universidade. Ela é graduada em Geografia, mestre em Geografia Cultural e está tentando o doutorado em Geografia.

Inclusão e diversidade – Segundo Rita Veras, da Propesp, a principal importância da recepção aos calouros é ver a diversidade de alunos que entram na Universidade. “O diferencial da programação desse ano foi a inserção de várias etnias. Nós dividimos as apresentações, intercalando com representantes de etnias indígenas e quilombolas, por exemplo.” O Núcleo de Inclusão Social (NIS) também esteve presente no ciclo de palestras, que reuniu aproximadamente 600 calouros no auditório do CEBN.

Daniela Valente, caloura do curso de Nutrição, destacou a importância do acolhimento institucional: “Eu acho muito importante para quem está entrando agora, que já vai conhecendo a Instituição, o que tem dentro da Universidade e quais as vantagens de ser aluno daqui. É bem interessante o acolhimento. Eu estou satisfeita e muito mais segura.”, disse Daniela.

A partir do dia 23 de maio, cada faculdade vai fazer sua semana de recepção ao calouro, nos respectivos institutos.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes