Casa Brasil-África Comemora o Dia da África

No dia 25 de maio, quarta-feira, será comemorado mundialmente o Dia da África, uma data anual importante, promovida pelas Delegações Africanas Permanentes junto à UNESCO, para aumentar a visibilidade da África, destacando a diversidade de seu patrimônio cultural e artístico.

Neste importante dia dentro da Década dos Afrodescendentes (2015-2024) a Casa Brasil-África da UFPA deseja celebrar promovendo o reconhecimento da importância da África e sua produção cultural através da projeção do filme "Uma Lição de Vida", às 16h na Sala de Audiovisual do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo do IFCH. A entrada é gratuita e tod@s estão convidad@s.

Uma lição de vida (The First Grader) é o relato de um acontecimento real e singular que ocorreu numa pequena comunidade na África. No início dos anos 2000, o governo do Quênia lançou a campanha “Educação para Todos”, programa que visava levar em massa crianças para a escola. Kimani Maruge (Oliver Litondo), um senhor de 84 anos que fora prisioneiro durante a luta de independência do Quênia, levou o slogan político ao pé da letra para realização do antigo desejo pessoal de ser alfabetizado. Esta é a trama de um dos mais interessantes e emocionantes filmes sobre diversidade e acesso a educação dos últimos anos.

Uma Lição de Vida (The First Grader)

Ano: 2010

Direção: Justin Chadwick.

Roteiro: Ann Peacock.

Elenco principal: Oliver Litondo, Naomie Harris, Lwanda Jawar.

Nacionalidade: Inglaterra/ EUA/ Quênia.

Mais detalhes e o trailer do filme estão disponíveis em: http://cinemascope.com.br/criticas/uma-licao-de-vida/

 

Prédio da Reitoria - 3° andar Rua Augusto Corrêa - Guamá 66075-110 Belém, PA, Brasil Tel.: (91) 3201-7211 - prointer@ufpa.br