Inscrições abertas para Programa Fórmula Santander 2016

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) informa que está aberto o edital de seleção do “Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Fórmula Santander Universidades – Edição 2016” para alunos que estiverem regularmente matriculados em cursos da Universidade Federal do Pará.

A oportunidade de entrar em contato com novas culturas e novos aprendizados proporcionará a dois alunos de graduação da UFPA a oportunidade de fazer um intercâmbio de seis meses em uma universidade portuguesa ou espanhola conveniada com o programa.

Cada aluno selecionado receberá uma bolsa no valor total de cinco mil Euros, o que corresponde a cerca de R$ 20.176,00 (Vinte mil, cento e setenta e seis reais), que serão creditados em conta corrente, em uma única parcela, a partir de janeiro de 2017.

Pré-requisitos - Para participar, o candidato precisa preencher os seguintes requisitos: ter coeficiente de rendimento superior ou igual a 8,0; ter sido, no máximo, reprovado duas vezes até o atual período; estar cursando a partir do 3° ano (ou 5° semestre) até o penúltimo ano do curso; não ter obtido bolsa para o Programa Santander Universidades nas edições anteriores nem em programas de intercâmbio mantidos com a UFPA e não estar com a matrícula trancada.

Procedimentos ­ Primeiramente, o estudante deve se inscrever no site do programa Fórmula Santander e imprimir o comprovante de inscrição. Após isso, os interessados deverão apresentar, na Pró­-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA, a documentação exigida no edital do programa e também o Plano de estudos devidamente preenchido pelo estudante.

Além dos documentos pessoais, o candidato precisará entregar, também, carta de recomendação assinada e carimbada por professor da UFPA, assim como carta de motivação assinada pelo aluno e expressando os motivos pelos quais almeja participar deste programa. Os interessados em concorrer a uma vaga em uma universidade da Espanha devem apresentar cópia do certificado de conclusão do curso avançado de língua espanhola.

Os documentos acima relacionados deverão ser entregues em envelope lacrado, até o dia 20 de setembro de 2016, no horário das 8h30 às 11h00 e das 14h30 às 16h00, na Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), localizada no 1º andar do Prédio da Reitoria do Campus Universitário do Guamá.

Histórico – O Programa Fórmula Santander foi lançado em 2010, considerado um dos Programas de Mobilidade Internacional mais importantes do Santander Universidades, que permite ao aluno, em conjunto com sua universidade, escolher o destino de sua preferência para um semestre de curso no exterior. Única no mundo, a iniciativa promove o intercâmbio de pessoas, culturas e conhecimentos, fomentando a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica.

“O Fórmula Santander é uma grande oportunidade para os estudantes ampliarem seus conhecimentos. A educação é uma das prioridades do Santander, e este Programa promove uma experiência ímpar de internacionalização, e um importante diferencial acadêmico e profissional a esses jovens”, afirma o diretor do Santander Universidades, Ronaldo Rondinelli.

A 7ª edição do Programa de Bolsas Fórmula Santander está com inscrições abertas até 20 de setembro, pelo site do Santander Universidades.

Os resultados finais serão divulgados no site da Prointer, no qual estão disponíveis o edital e os documentos para download.

Serviço:

Programa Fórmula Santander 2016

Inscrição: Até o dia 20 de setembro de 2016, via formulário online, e entrega de documentação na Prointer. Em caso de dúvidas, entrar em contato com Laura Vieira pelo telefone 3201-8713.

Edital e Plano de estudos

Mais informações nos sites da Prointer e do Programa Bolsas Fórmula Santander 2016.