Artista plástico da Alemanha fala sobre Ilustração e Literatura

O Goethe Institute e a Casa de Estudos Germânicos da UFPA (CEG) promovem o Workshop “Ilustração e Literatura”, com apoio do Instituto de Ciências da Arte (ICA) e da Faculdade de Artes Visuais (FAV). O curso será realizado nos dias 13, 14 e 15 de junho, de 14h às 19h, no Laboratório de Desenhos 02, anexo do Atelier de Artes Visuais, na UFPA. As inscrições são gratuitas e estão abertas.

O curso será ministrado por Falk Nordmann, artista plástico alemão com experiência em ilustração de obras literárias. Segundo ele, as ilustrações são utilizadas tanto no âmbito do entretenimento como no meio acadêmico e nos debates políticos, e podem ser encontradas em manuais, jornais, livros, filmes, como também em muros e paredes de casas.

“Neste workshop de três dias, ocupamo-nos com as possibilidades da ilustração literária. No estudo de trechos do texto O Irmão Alemão, de Chico Buarque, tentaremos criar, por meio do desenho, um diálogo entre o texto, a própria leitura e os espectadores e leitores desconhecidos. Alternando entre aproximação subjetiva individual e trabalho em grupo, visamos a abertura de um espaço imagético que oscila entre as ilustrações de todos os participantes”, explica Nordmann.

O principal objetivo do evento é a troca de experiências entre artistas e estudantes de arte. Oworkshop também serve como componente prático relacionado à exposição "Marimbondo e Orquídea", da qual participam artistas plásticos brasileiros e alemães. O público alvo do evento são estudantes da Faculdade de Artes Visuais com interesse em desenho.

Ministrante – Falk estudou Ilustração e Design de Comunicação na Politécnica de Hamburgo (hoje, a Universidade para Ciências Aplicadas). Fundou, junto com outros artistas, a “Kooperative K”, que teve grande influência na vida artística nos anos 1980 e 1990. Além disso, teve exposições individuais e participou de diversas exposições em grupo.

Desde o começo de sua carreira artística, Falk Nordmann dedica-se, principalmente, ao desenho, além de trabalhar como ilustrador. Nos anos 1990, ocupou-se com pintura e escultura, gráfica de impressão e romances gráficos. Em 2012, criou o “Wunderblock” (em português, Bloco dos Milagres), uma sociedade de exposições, eventos e debates. Acesse a obra do artista com descrições detalhadas, no site.

Organizadores – O Goethe Institute é o Instituto Cultural da República Federal da Alemanha, atuante em todo o mundo. Em Belém, ele é representado pelo leitorado cultural do DAAD na UFPA. Os leitores do DAAD, associados à Casa de Estudos Germânicos e à Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (FALEM), realizam um programa cultural anual relacionado à Alemanha.

Quem irá traduzir o evento é a doutora Sabine Reiter, leitora do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), a maior organização alemã no campo de intercâmbio acadêmico.

workshop “Ilustração e Literatura” tem apenas 12 vagas disponíveis e está com as inscrições abertas. Os interessados devem fazê-la pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Serviço:
Workshop “Ilustração e Literatura”
Data: 13, 14 e 15 de junho
Local: Laboratório de Desenhos 02, anexo do Atelier de Artes Visuais, na UFPA