Página inicial > Editais > Andifes lança Programa de Mobilidade Virtual Internacional

Andifes lança Programa de Mobilidade Virtual Internacional

Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 14h28

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade Federal do Pará divulga o Edital Destino-Brasil, parte do Programa de Mobilidade Virtual Internacional, lançado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no último dia 12 de abril de 2021, para oferta de cursos 100% no formato digital por parte das IFES. Acesse o edital aqui.

De acordo com o coordenador do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), professor Waldenor Barros, a expectativa é que, nessa primeira chamada, já sejam ofertados pelo menos 120 cursos. “Os cursos serão gratuitos e oferecidos virtualmente pelas universidades federais brasileiras para seus alunos, com 30% das vagas, e para os nossos parceiros internacionais 70% das vagas. Os cursos devem ser ofertados em inglês, francês, espanhol ou em qualquer outro idioma em que os professores sejam aptos e fluentes”, detalha.

Ainda segundo o professor: “Pretendemos com essa ação iniciar um processo de mobilidade virtual que se expanda em um programa regular, sistemático e de maior porte. Neste primeiro momento, esperamos contribuir para a promoção da educação superior brasileira no exterior, dando visibilidade à qualidade da educação que nós oferecemos. Além disso, temos o propósito de cada vez mais trabalhar em sinergia com as universidades federais, aos moldes do que iniciamos pela Andifes com a Rede Idioma sem Fronteiras (IsF), enfatiza.

Cada IFES que aderir ao programa poderá ofertar entre 1 (um) a 4 (quatro) cursos virtuais, a serem oferecidos aos seus parceiros internacionais, aos parceiros das demais IFES e aos parceiros internacionais da ANDIFES.

Os cursos poderão ser ofertados em todas as áreas do conhecimento, desde que o conteúdo esteja relacionado com a temática “Brasil” e deverão acontecer nos meses de julho e agosto/2021, contabilizando um total de seis semanas consecutivas, em datas a serem definidas pelos respectivos ministrantes, respeitando os meses mencionados. Ficará a critério do ministrante definir a carga horária e a metodologia do curso.

Os docentes que desejarem participar do Programa, deverão preencher e enviar o Formulário de Proposta de Curso de Mobilidade Virtual (Anexo I) para o e-mail da Mobilidade Acadêmica Internacional da PROINTER/UFPA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), até o dia 07/05 pois o prazo final de inscrições das propostas junto à Andifes encerra no dia 12/05/2021. Qualquer dúvida a respeito das inscrições poderá ser respondida por meio deste e-mail.

Para obter as informações detalhadas e o cronograma completo, acesse o edital na íntegra.

- Baixe o edital aqui

- Baixe o Anexo I aqui (Formulário de Proposta de Curso para Mobilidade Virtual)