Prointer debate as eleições presidenciais nos Estados Unidos

As eleições presidenciais dos Estados Unidos da América (EUA) exercem uma influencia global em setores importantes da sociedade, como a economia e a geopolítica. Com o objetivo de promover o conhecimento a cerca deste tema, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promoverá a Palestra Eleições nos EUA, ministrada pelo Cônsul Geral dos EUA em Recife, Richard Reiter. O evento ocorrerá nesta quarta-feira, 22 de junho de 2016, às 9h30, no Auditório da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), Campus Básico, da UFPA, no bairro Guamá, em Belém.

Diversidade - A proposta da palestra é construir um ambiente acadêmico aberto às mais diferentes e diversas opiniões, e desta forma, criar pontes para a formação de uma universidade cada dia mais internacional. O evento é aberto ao público em geral, e para participar não é necessário realizar inscrição.

“A UFPA é um âmbito de produção, análise e intercâmbio de ideias, seja nos campos específicos das diversas áreas temáticas, assim como na formação de indivíduos pensantes e ligados nos mais diversos assuntos, e problemáticas locais, assim como nacionais, além do contexto de um mundo globalizado”, afirmou o pró-reitor de Relações Internacionais, o professor doutor Claudio Szlafsztein.

Eleições - Para decidir o presidente americano, as eleições nos EUA ocorrem em dois momentos. Primeiramente são escolhidos os representantes de cada partido, por meio de eleições primárias em todos os Estados. As prévias começam bem antes das eleições à Presidência e o candidato escolhido é confirmado nas Convenções Partidárias.

Democrata e Republicano são os dois partidos que mais elegem presidentes. Atualmente, seus representantes são, respectivamente, Hillary Clinton e Donald Trump. As eleições ocorrerão em novembro de 2016.

Richard Reiter - Diplomata de carreira do Departamento de Estado dos EUA, ele assumiu a função de Cônsul Geral no Recife, Pernambuco, em Julho de 2014. Reiter nasceu em Nova Iorque e antes de ingressar no serviço diplomático americano trabalhou como professor em Honduras e foi voluntário do Corpo de Paz Americano na Jamaica.  Ele tem Bacharelado em Economia e Mestrado em Assuntos Internacionais, ambos pela Columbia University.

Palestra - Eleições nos EUA.
Data e Horário: 22 de junho de 2016, às 9h30.
Local: Auditório da PROAD, prédio anexo da reitoria, Campus Básico, UFPA - Guamá.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Reprodução/ Google