Belém recebe exposição coletiva Brasil – Alemanha

A exposição coletiva Brasil – Alemanha, que tem como tema “Maribondo Orquídeas”, conta com exposições de vídeos, fotografias, desenhos, print, colagens, um objeto e uma instalação. São trabalhos de 19 artistas brasileiros e alemães. A mostra pode ser vista no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, no bairro Cidade Velha, em Belém, até o dia 31 de julho de 2016. O evento é promovido pela Casa de Estudos Germânicos (CEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) . A entrada é gratuita e não precisa de inscrição.

"Estranho" - A exposição tem como intuito principal a troca cultural entre a Alemanha e o Brasil. O significado do título é uma citação de um texto dos filósofos franceses Félix Guattari e Gilles Deleuze, em que os autores tratam do fascínio mútuo do “estranho”. "Seria uma associação entre entes que são estranhos, mas que podem entrar em simbioses, relação vantajosa, desenvolvimento conjunto", explica Sabine Reiter, que é representante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), coordenadora Cultural na Casa de Estudos Germânicos e, também, produtora da exposição.

Evento – Além da cooperação entre artistas para troca de informações, o evento também presta uma homenagem aos 400 anos de Belém. “A exposição é uma contribuição da Casa de Estudos Germânicos aos 400 anos da capital paraense. O público-alvo são as pessoas interessadas em arte na cidade de Belém”, explica Sabine Reiter.

Participantes – Foram escolhidos artistas de três cidades brasileiras nas regiões Norte (Belém) e Nordeste (Fortaleza, Recife) e artistas de Berlim. “A comunidade artística de Berlim geralmente é bem internacional (tem alemães, uma suíça, um polonês, um checo, uma peruana, uma colombiana, um cubano)”, ressalta Sabine Reiter.

O curador da exposição é o artista Martin Juef, berlinense, que reside há 25 na capital paraense. A mostra poderá ser vista em cidades diferentes: Em Fortaleza, no mês de outubro; em Berlim (Novembro); e em Recife, já em 2017.

Serviço:
Exposição coletiva Brasil – Alemanha, com o tema “Maribondo Orquídeas”
Data: 1° a 31 de julho de 2016
Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, localizado na Praça Frei Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha, Belém.
Horários: de terça à sexta, das  10h às 15h; e sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h.

Texto: Fábio Xavier – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação / evento