Inscrições para intercâmbio de doutorado no Programa Erasmus Mundus

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA informa que estão abertas as candidaturas para o Programa Erasmus Mundus, tanto BE MUNDUS quanto EBW+. As bolsas disponíveis são para estudantes de doutorado que desejem realizar um período de estudos de seis meses na Europa. Podem participar estudantes matriculados em um curso de doutorado nas áreas de Artes Criativas ou Engenharia/Tecnologia em uma Instituição de Ensino Superior do Brasil.

O principal objetivo do Erasmus Mundus é incentivar o reforço e a melhoria das perspectivas de carreira dos estudantes, assim como favorecer a compreensão intercultural por meio da cooperação com países terceiros, em harmonia com os objetivos de política externa da União Europeia. O Erasmus Mundus também visa fomentar a cooperação estruturada entre instituições europeias e brasileiras de ensino superior por meio da promoção da mobilidade em todos os níveis de estudos.

O intuito do programa é melhorar o desenvolvimento dos recursos humanos e promover o diálogo e a compreensão entre povos e culturas, além de formar uma sociedade pesquisadora e inovadora baseada no conhecimento. “Uma universidade que quer ter liderança no campo da educação superior e no desenvolvimento científico e tecnológico tem que incrementar suas relações interinstitucionais e internacionais, pois fazemos parte de uma sociedade globalizada, cujo desenvolvimento está baseado na expansão do conhecimento e na inovação”, explica Laura Diva, da Prointer.

A seleção dos candidatos para o programa é organizada e mediada pela Universidade parceira, que estabelece metodologias e critérios de seleção internos, como: 60% para mérito acadêmico/científico e a experiência, e 40% para motivação, plano de trabalho e capacidade linguística. Os candidatos selecionados recebem uma bolsa que cobre despesas de subsistência por meio de pagamento mensal de 1.500 euros, taxas de matrícula na instituição de acolhimento, viagem de ida e volta e seguro completo de acidente, saúde e viagem.

As instituições de destino são: Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”, na Itália; Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa, em Portugal; Vrije Universiteit Brussel, na Bélgica; Cardiff Metropolitan University, no Reino Unido; Karlsruhe Institute of Technology, na Alemanha; University of Zagreb, na Croácia; e Silesian University Of Technology, na Polônia.

Além da própria formação, o candidato deve levar em consideração o curso no qual está matriculado, para se certificar de que a instituição de origem reconheça o trabalho de pesquisa efetuado no exterior.

O prazo de encerramento da Convocatória é o dia 15 de setembro de 2016 e as mobilidades deverão iniciar-se em 2017. Para mais informações sobre a bolsa, os critérios de elegibilidade e processo de candidatura, o interessado deverá acessar o site oficial do Projeto BE MUNDUS ou do EBW+. Em caso de dúvidas, entrar em contato com Laura Vieira, na Prointer (1º andar da Reitoria), ou pelo telefone (91) 3201-8713.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google