Estudantes brasileiros em maior número em Universidades alemãs

Segundo o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e do Centro Alemão de Pesquisas sobre Ensino Superior e Ciência (DZHW) cresceu 36% nos últimos dois anos o número de estudantes brasileiros em instituições de ensino superior alemãs. No entanto, a quantidade total de brasileiros – 2.910 – representam apenas 3% do total de estudantes matriculados principalmente em cursos de pós-graduação na Alemanha.

Segundo um relatório feito por esses órgãos, 321.569 estrangeiros estavam matriculados em universidades do país em 2015, um crescimento de 7%, ou aproximadamente 20 mil estudantes, em relação ao ano anterior. Como resultado, o total de estrangeiros passou de 11,5% para 11,9% do total de universitários na Alemanha.

Em comparação, o contingente de estudantes chineses passou de 30 mil pela primeira vez em 2015, de acordo com esse mesmo estudo. A China é o país de origem da maioria dos estudantes estrangeiros na Alemanha, com 10,5% do total, seguida pela Índia (5,2%), França (4,9%), Estados Unidos (4,7%) e Itália (4,6%). Quase metade dos estrangeiros está matriculada no mestrado (48%), seguido pela graduação (36%). O curso mais frequentado é o de engenharia, e Berlim, a cidade mais procurada.

Texto: Revista Pesquisa Fapesp/SP

Imagem: Wikicommons