PróLínguas oferta 420 vagas gratuitas para línguas estrangeiras

Estão abertas as inscrições para o acesso a Cursos de Línguas Estrangeiras do Projeto PróLínguas, de iniciativa da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

São 420 vagas gratuitas, distribuídas em três modalidades: 320 para Inglês50 para Espanhol50 para Francês. O processo seletivo é regido pelo edital nº 01/2017/SAEst/UFPA. O PróLínguas 2017 é voltado para alunos de graduação da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação objetiva ampliar a formação acadêmica e profissional do estudante com o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e escrita em línguas estrangeiras.

O projeto também possibilita a participação dos alunos em programas vinculados ao processo de internacionalização da Universidade. Inscrição – O estudante poderá realizar a inscrição no período de 14h do dia 03 até as 17h do dia 16 de janeiro de 2017 no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SiGAEst), disponível neste site. Para novos candidatos, as vagas são somente para o 1º nível da língua escolhida. O primeiro passo para participar é acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SiGAEst), realizar a inscrição, aguardar o resultado preliminar e o resultado final. Candidatos à renovação - Estudantes que já fazem parte do projeto PróLínguas precisam garantir a renovação da vaga no site da Fadesp. Em seguida, o aluno deve realizar a pré-matrícula e renovar a vaga no curso livre (inglês, francês e espanhol), escolhendo a turma e o horário desejado, gerando obrigatoriamente um boleto , de acordo com o cronograma abaixo.

Após este procedimento, o aluno deve se dirigir à secretaria dos Cursos Livres do Instituto de Letras e Artes para a entrega do boleto, nas seguintes datas:

2º Nível: de 16 a 17.01.2017

3º Nível: de 18 a 19.01.2017

4º Nível: de 20 a 21.01.2017

5º Nível: de 23 a 24.01.2017

6º Nível: de 25 a 26.01.2017

7º Nível: de 27 a 28.01.2017

Material didático - Será garantido ao discente apto ao curso livre de língua estrangeira, pagamento de um auxílio financeiro, em parcela única, para custeio do material didático (livro), com obrigação de prestação de conta junto à SAEST.

Cadastro de reserva - Será constituído um cadastro de reserva de candidatos novos selecionados, que não sejam contemplados com o número de vagas disponíveis neste edital. Considerando a ordem de classificação obtida por meio da pontuação, os candidatos poderão ser atendidos posteriormente, caso haja desistências, inabilitação, cancelamento ou aumento na disponibilidade financeira.

Serviço: Inscrição Projeto PróLínguas 2017

Período de inscrição: até às 17h do dia 16 de janeiro de 2017.

Site SAEst: saest.ufpa.br

Site Proex: proex.ufpa.br