PROINTER na Colômbia

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (PROINTER/UFPA) participou como convidada da 1ª Conferência do Alumni do hemisfério ocidental do ZMT (Centro Leibniz para Pesquisa Marina Tropical) da Universidade de Bremen. O evento, organizado e financiado pelo ZMT e pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) ocorreu na cidade de Santa Marta (Colômbia), no período de 21 a 31 de março de 2017.

O evento concentrou suas atividades na identificação de desafios e oportunidades de colaboração internacional em pesquisa, aplicação e divulgação de conhecimentos na área de Gestão e Conservação de Ecossistemas Costeiros na América Latina (12 países foram representados).

Na oportunidade, a UFPA teve importante destaque considerando sua bem sucedida experiência junto ao ZMT na construção do Projeto MADAM (1998-2006) e também no planejamento do IECOS nos campus de Belém e Bragança. Neste sentido, os professores Victoria Isaac, Moirah Menezes e Tomasso Giarizzo também estiveram presentes.

O encontro permitiu discutir novas formas de cooperação internacional junto ao ZMT, assim como a aproximação junto à Universidad del Magdalena e à Universidad de Santander (ambas da Colômbia) para a mobilidade de alunos de graduação e pós-graduação, assim como professores, nas áreas de Estudos Costeiros, Engenharia de Pesca e Geologia.

1ª foto: Professores da Universidad del Magdalena do curso de Engenharia de Pesca e Diretor de Cooperação Internacional, Carlos Coronado Vargas (1o a direita).

2ª foto: Participantes da Conferência