Bolsas "Marie Skłodowska-Curie Individual Fellowships" para e além da Europa

A IF (Individual Fellowships) visa apoiar a mobilidade internacional de pesquisadores dentro e de fora da Europa, bem como ajudar a atrair os melhores pesquisadores estrangeiros a trabalhar na União Europeia. A concessão normalmente cobre dois anos de salário, um subsídio de mobilidade, os custos de pesquisa e despesas gerais para a instituição de acolhimento.

As bolsas individuais são para que pesquisadores experientes possam realizar seu próprio projeto de pesquisa em uma instituição de acolhimento em outro país.

Pesquisadores fundados no Brasil podem se inscrever para uma bolsa europeia, optando por realizar a inscrição tanto para bolsa científica ou para uma concessão de uma empresa no setor não acadêmico.

Já os pesquisadores da Europa podem requerer uma bolsa global para realizar pesquisas em um terceiro país, como o Brasil, e voltar para a Europa. Esta é uma excelente oportunidade para as instituições de ensino superior, institutos de pesquisa e empresas brasileiras do setor privado para acolher um pesquisador europeu de alto nível, totalmente financiado pela Comissão Europeia.

Podem também se inscrever pesquisadores experientes de qualquer nacionalidade, isto é, os pesquisadores doutorados ou com pelo menos quatro anos de experiência de pesquisa em tempo integral, até o prazo estabelecido no convite.

Os pesquisadores individuais apresentam propostas de financiamento em ligação com a sua organização de acolhimento prevista. As propostas são avaliadas em função da qualidade da investigação, das futuras perspectivas de carreira do pesquisador e do apoio oferecido pela organização de acolhimento.

Inscrições até 14 de Setembro de 2017

Maiores detalhes em:

https://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/h2020/topics/msca-if-2017.html

 

Prédio da Reitoria - 3° andar Rua Augusto Corrêa - Guamá 66075-110 Belém, PA, Brasil Tel.: (91) 3201-7211 - prointer@ufpa.br