Programa Research Links - Workshops de Pesquisadores

Programa Research Links - Workshops de Pesquisadores (ligações internacionais através de workshops totalmente financiados e bolsas de viagem)

Confap - edital 2017-18

O que é o Researcher Links

O programa Researcher Links tem como objetivo apoiar a realização de workshops científicos que sirvam como plataformas para a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos. Estes workshops são coordenados por pesquisadores seniores de reconhecida competência nos seus campos de atividades. Os dois coordenadores (um pesquisador britânico e um brasileiro) poderão identificar quatro outros pesquisadores líderes, dois de cada país, para participar como mentores, e os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira de ambos os países (entre 12 a 17 de cada país).

Os workshops deverão ser em inglês e com duração entre 3 a 5 dias.

Critério transversal para propostas de workshops

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Todos os projetos financiados pelo Newton Fund seguem os critérios da OECD para investimento tipo ODA (sigla em inglês para Assistência Internacional para o Desenvolvimento). Mais detalhes no site global do Newton Fund .

Temas elegíveis

Os workshops devem abordar um dos seguintes temas:

• Agricultura - especialmente voltada à pequena propriedade;
  • Clima e meio ambiente (mudança climática, tecnologia verde, desenvolvimento sustentável, serviços de ecossistema, escassez de recursos);
  • Energia renovável e energia limpa;
  • Educação;
  • Crescimento econômico inclusivo;
  • Saúde (doenças negligenciadas);
  • Água e saneamento;
  • Alimentação e nutrição (incluindo segurança alimentar);
  • Mudança demográfica/migração/urbanização (foco em urbanização e direitos humanos e transformação urbana);
  • Infraestrutura (infraestrutura para desenvolvimento – foco em comunidades remotas);
  • Desastres humanitários e emergências;
  • Governança, sociedade e conflito (transparência, accountability, instituições eficientes, direito a terra e recursos naturais com foco em populações indígenas, justiça criminal, diminuição da pobreza, desenvolvimento social, desigualdades estruturais, processos de pacificação [peace building], sociedade civil);
  • Coleta, análise de qualidade e acesso a dados relevantes aos índices de desenvolvimento (incluindo informações administrativas e estatísticas macroeconômicas).
  • Zika vírus.

Requisitos para candidatura

Propostas devem ser submetidas conjuntamente por dois pesquisadores, um brasileiro dos estados participantes e um britânico. Os proponentes devem ser pesquisadores seniores, ou seja, que consigam demonstrar a relevância de seu trabalho em seu campo de conhecimento. Serão consideradas evidências de relevância: títulos, publicações, colaborações internacionais, orientação e/ou supervisão.

O proponente no Brasil deve estar filiado a uma universidade ou instituição/centros de pesquisa, públicos ou privados sem fins lucrativos, nos estados mencionados anteriormente.

Financiamento disponível

O valor disponível para o financiamento de cada workshop é de até £ 43,000

Como encontrar um parceiro britânico

A University UK - UUKi, instituição parceira, auxilia as organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , indicando o assunto “Researcher Links 2017/2018 – Brazil call".

Edital e formulário de inscrição

O edital (em inglês) e o formulário de inscrição para esta chamada estão disponíveis no site global do British Council (em inglês). Para mais informações, veja o documento Guidelines for Applicants

Prazo para entrega de propostas

A chamada permanecerá aberta até 10:00 am horário de Brasília do 13 de junho de 2017.

Avaliação e resultados

A avaliação das propostas será realizada por meio do Comitê Científico Independente, no Reino Unido, e pelos parceiros no Brasil (FAPs signatárias), segundo o cronograma abaixo:

Período de avaliação: entre Julho e Setembro de 2017

Anúncio dos resultados: meados de Outubro de 2017

Empenho do recurso (Grant Making): meados de Dezembro de 2017

Prazo para a realização dos workshops

Os workshops selecionados deverão ser realizados até 31 de agosto de 2018.

Dúvidas