Prointer recepciona alunos vindos da Leeds Beckett Universit

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) realizou, nesta segunda-feira, 5, uma reunião para recepcionar quatro alunos vindos da Leeds Beckett University, na Inglaterra. Os alunos vão complementar seus estudos na UFPA durante os próximos três meses, por meio de um convênio com o programa Erasmus Mundus.

Além dos estudantes, estiveram presentes na reunião o pró-reitor de Relações Internacionais, professor Horácio Schneider; o diretor de acordos e convênios, professor Cláudio Szlafsztein; a diretora de mobilidade acadêmica internacional, professora Marília Ferreira, o professor José Sobreiro Filho e a servidora Laura Vieira. Os professores deram instruções aos novos alunos e responderam a alguns questionamentos deles.

Os estudantes chegam com um interesse de pesquisa relacionados a uma temática principal, a água. Serão estudados, por exemplo, métodos de reaproveitamento de água da chuva e outros sistemas de coleta de água das populações ribeirinhas. Essas pesquisas apresentam perspectivas interdisciplinares e multidisciplinares.

Para a professora Marília Ferreira, esse tipo de intercâmbio é uma excelente maneira de divulgar as atividades de ensino e pesquisa da UFPA. “Embora a Região Norte seja considerada periférica, a UFPA tem pesquisa de ponta em inúmeras áreas e é uma Instituição que vem amadurecendo rapidamente, despontando no cenário nacional como uma instituição forte, capaz de receber estudantes de outros países e promover trocas substanciais de conhecimentos”, declara.

Expectativas - Para a estudante Samantha Pickering, de 19 anos, a UFPA é um excelente espaço de estudo para a sua pesquisa, por estar em contato constante com a natureza.  “Eu acho que a oportunidade apareceu em meu caminho. É a primeira vez que alguém da minha universidade vem ao Brasil. Talvez seja um lugar que não, necessariamente, se viria nas férias ou sozinho. Então, ter uma oportunidade de vir tão jovem para fazer pesquisas e ajudar pessoas é realmente uma boa experiência para mim”, destaca Samantha.

Já para Connor McManus, de 20 anos, o idioma é uma barreira a ser superada. “A falta de conhecimento da língua não nos permite acessar tantos recursos (de estudo)  como temos na Inglaterra, porque nós ainda não conseguimos ler em português. Dependemos de pessoas na Universidade que ajudem a traduzir ou achar materiais em inglês”, afirma Connor.

Programa Erasmus Mundus - O Erasmus Mundus (EM) é um programa de mobilidade criado e financiado pela União Européia (UE). As atividades do programa têm como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus e, ao mesmo tempo, reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo.

As bolsas de estudos integrais concedidas para os cursos de mestrado e doutorado pertencentes ao EM são amplamente conhecidas. Além disso, o programa também oferece oportunidades para professores e instituições de educação superior.


Texto: Caio Maia e Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 06.06.2017 18:00

 

Prédio da Reitoria - 3° andar Rua Augusto Corrêa - Guamá 66075-110 Belém, PA, Brasil Tel.: (91) 3201-7211 - prointer@ufpa.br