Casa de Estudos Germânicos promove minicurso sobre Dom Quixote

A Casa de Estudos Germânicos da UFPA (CEG), por meio do Projeto Littera, promove o minicurso “O derrotado invencível: encantamentos de Dom Quixote por La Mancha, Brasil e Alemanha”. A programação ocorre nesta quarta-feira, 28 de junho, das 14 às 18h, na Sala de vídeo da CEG. O objetivo do evento é apresentar a obra de Miguel de Cervantes à comunidade acadêmica, além de destacar a relevância que a história de Dom Quixote possui no Brasil e na Alemanha. Os interessados podem realizar suas inscrições gratuitamente pelo site do Littera. As vagas são limitadas.

Por meio de análises e debates sobre as diferentes manifestações da obra nas culturas brasileira e alemã, o minicurso discute o acolhimento dessa história por esse público de leitores em períodos diferentes, desde o seu lançamento até os dias atuais.

De acordo com a professora Patrícia Cezar, uma das ministrantes do evento, tanto no Brasil quanto na Alemanha, há manifestações do emponderamento dos temas cervantinos. “Ao rastrearmos tributos ao mito do Quixote, quer na prosa de ficção, quer na poesia, defendemos a máxima de que Quixote somos todos nós, modernos”, destaca a professora.

Littera - O Projeto Literaturas germânica e brasileira-Minicursos para a Casa de Estudos Germânicos (Littera) foi apresentado pela professora Patrícia Cezar à Casa de Estudos Germânicos em maio de 2013, com a finalidade de abrir espaço naquela instituição para estudos de literatura germânica e nacionais. Os minicursos promovidos pelo projeto têm periodicidade bimestral e possuem temática livre.

Serviço:
Minicurso “O derrotado invencível: encantamentos de Dom Quixote por La Mancha, Brasil e Alemanha”
Data: 28 de junho de 2017
Hora: 14h às 18h
Local: Sala de vídeo da Casa de Estudos Germânicos 
Haverá emissão de certificados.
Inscrições gratuitas pelo site.

Texto: Caio Maia|Ascom UFPA
Arte: Reprodução|Google

 

Prédio da Reitoria - 3° andar Rua Augusto Corrêa - Guamá 66075-110 Belém, PA, Brasil Tel.: (91) 3201-7211 - prointer@ufpa.br