Editais abertos para os Estados Unidos através da Comissão Fulbright

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, também conhecido como Fulbright, é uma das mais prestigiadas redes de ensino superior e pesquisa, e mantém estreita relação com os governos do Brasil e Estados Unidos. A oferta variada de programas consegue atender às necessidades de formação de estudantes e pesquisadores.

Atualmente o Programa de bolsas da Fulbright para 2018/2019 conta com 12 editais abertos com oportunidades de bolsas de estudos para brasileiros, sejam eles estudantes, professores e/ou pesquisadores.

ESTUDANTES

- DOUTORADO SANDUÍCHE

Estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 30 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Inscrições até 01/10/2017.

Entre os requisitos estão possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana; estar matriculado em curso de doutorado no Brasil; ter proficiência em inglês comprovada com TOEFL IBT (mínimo 71) ou ITP (mínimo 527) realizados após 1 de agosto de 2016 e possuir carta convite, em inglês, do supervisor do estágio nos EUA.

- FLTA: BOLSA PARA ENSINAR PORTUGUÊS

Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) oferece até 20 bolsas de nove meses de duração para brasileiros ensinarem português nos EUA. Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse. Inscrições até 01/10/2017.

PROFESSORES E PESQUISADORES

- PROFESSOR/PESQUISADOR VISITANTE

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 10 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA. Inscrições até 01/10/2017.

- PROFESSOR/PESQUISADOR JUNIOR

O programa oferece até 10 bolsas destinadas a jovens doutores em qualquer área do conhecimento, que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses. Inscrições até 01/10/2017.

PROFESSORES E PESQUISADORES (CÁTEDRAS)

- ESTUDOS BRASILEIROS EM UMASS AMHERST

A Cátedra em Estudos Brasileiros se destina a professores e pesquisadores com comprovada experiência nas áreas de relações raciais, estudos feministas/de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, antropologia cultural, sociologia política, economia política, história, estudos culturais ou comunicação. O candidato selecionado deverá lecionar uma disciplina para pós-graduação, na sua área de especialidade no departamento correspondente, durante a estadia de quatro meses na Universidade de Massachusetts, Amherst. Inscrições até 17/10/2017.

- ESTUDOS BRASILEIROS EM UT AUSTIN

A Cátedra busca um professor para realizar pesquisa e cursos durante quatro meses na Universidade do Texas, Austin. As atividades propostas devem ser relacionadas aos Estudos Brasileiros nas áreas de Tensões Sócio-Culturais e Políticas Públicas. Inscrições até 01/10/2017.

- ESTUDOS BRASILEIROS NA EMORY

Esta cátedra busca experiente professor brasileiro para realizar pesquisa, ministrar palestras, seminários e cursos para estudantes de pós-graduação por até quatro meses, na Universidade Emory, Atlanta, GA. As atividades devem ser relacionadas aos desafios globais e sua relação com o Brasil, trazendo novas perspectivas e conhecimentos sobre questões contemporâneas na América Latina. Inscrições até 01/10/2017.

- ESTUDOS BRASILEIROS NA GWU

Esta cátedra busca um professor/pesquisador para realizar pesquisas, palestras e lecionar cursos ou seminários na George Washington University nas áreas de economia, história, relações internacionais, ciências políticas, políticas públicas e sociologia relacionadas a estudos brasileiros. Inscrições até 01/10/2017.

OBS: É possível se candidatar simultaneamente para as quatro Cátedras de Estudos Brasileiros, apresentando projetos específicos para cada instituição de acordo com as áreas temáticas solicitadas.

- SAÚDE GLOBAL NA RUTGERS

Esta cátedra busca professores e pesquisadores para bolsa na Universidade Rutgers, em New Jersey, com duração de quatro meses, para ministrar curso e realizar pesquisa na área de Saúde Global. Os candidatos podem ter formação nas áreas de ciências da saúde ou ciências sociais. Inscrições até 01/10/2017.

- MÚSICA EM BLOOMINGTON, INDIANA

Pesquisa e docência em música na Universidade de Indiana. A Cátedra se destina a professores e pesquisadores que atuem nas áreas de teoria, musicologia, etnomusicologia ou estudos culturais. A bolsa compreende um semestre acadêmico para realizar pesquisa e/ou ministrar cursos. Inscrições até 01/10/2017.

- CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM NEBRASKA, LINCOLN

Esta cátedra destina-se a professores pesquisadores com comprovada experiência na área da Agricultura, preferencialmente no campo das Ciências Agrárias para elevada produtividade e eficiência dos sistemas agrícolas. O candidato selecionado deverá passar quatro meses ministrando cursos e/ou realizando pesquisa na University of Nebraska, Lincoln. Inscrições até 01/10/2017.

- PESQUISA NO KELLOGG INSTITUTE

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e, ocasionalmente, ministrando cursos. Inscrições até 01/10/2017.

Para mais informações e editais acesse: http://fulbright.org.br/

 

Prédio da Reitoria - 3° andar Rua Augusto Corrêa - Guamá 66075-110 Belém, PA, Brasil Tel.: (91) 3201-7211 - prointer@ufpa.br