Prointer realiza nova pré-seleção para programa acadêmico SUSI nos EUA

Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 14h45

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil abriu inscrições para a chamada de verão 2022 do programa Studies of the U.S. Institutes for Student Leaders on Education and the Future of Work (SUSI) https://exchanges.state.gov/non-us/program/study-us-institutes-student-leaders/details#education

Foram ofertadas quatro (04) vagas titulares e duas reservas, sendo que cada uma das IES deverá indicar dois (02) estudantes para concorrer às vagas no Programa SUSI e o Departamento de Estado em Washington selecionará os finalistas que participarão do programa. Terão também participantes da Indonésia, Tunísia e Nigéria.

Informações sobre o programa SUSI – O Studies of the U.S. Institutes for Student Leaders on Education and the Future of Work investiga como a tecnologia, a economia do trabalho e a educação baseada em habilidades estão interconectadas nos Estados Unidos. Os Institutos expõem os participantes a questões globais no contexto do futuro do trabalho, examinando as tendências educacionais, sociais e econômicas. Usando uma abordagem interdisciplinar, o programa acadêmico examina o papel das instituições educacionais na preparação dos americanos através das habilidades necessárias para o sucesso em múltiplas indústrias e setores, incluindo negócios, tecnologia, ciência, educação superior, artes criativas e outros campos.

Os temas dos institutos são:

• Cultura e valores dos EUA
  • Jornalismo e mídia
  • Pluralismo religioso nos EUA
  • Economia e negócios nos EUA
  • Política externa dos EUA
  • Desenvolvimento da força de trabalho

Alguns dos requisitos para candidatura ao programa:

- Não estar matriculado nem estar cursando o último semestre (isto é, em vias de concluir seu curso de graduação na UFPA);

- Ser proficiente em inglês; precisará compreender totalmente as palestras, participar ativamente das discussões, ler e escrever tarefas em inglês;

- Estar interessados no tópico de Educação e o futuro do trabalho;

- Ter entre 18 e 25 anos de idade;

- Estar disposto a viver no campus universitário, compartilhar acomodações e ser capaz de experimentar práticas culturais e sociais diferentes daquelas de seu país de origem.

Documentação para inscrição:

Os candidatos deverão fazer o upload de um único arquivo em pdf (identificado com Programa SUSI - Nome do(a) candidato(a)) no formulário disponibilizado em https://forms.gle/i3E6Sw9JQuJ1xq6YA

O arquivo pdf deverá conter os seguintes documentos, na seguinte ordem:

- Baixe o Edital aqui

- Application Form – Summer SUSI 2022. Baixe o arquivo aqui.

- Histórico escolar recente do(a) candidato(a);

- Curriculum Vitae;

- Carta de recomendação em inglês de um professor ou supervisor que possa atestar em relação ao interesse do candidato acerca do tema de Empreendedorismo Social e fluência em inglês.

- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, ou outro que possua);

- Breve essay que responda às perguntas listadas na última página do Formulário de Inscrição (Application Form – Summer SUSI 2022.docx - página 5, letra T).

Prazo para inscrições na UFPA: até 07/01/2022