Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Extensão "História da África 2022"

Curso de Extensão "História da África 2022"

• Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 15h15
  • Última atualização em Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 15h19

A Casa Brasil-África (CBA), vinculada à Pró-Reitora de Relações internacionais da Universidade Federal do Pará, tem entre suas tarefas principais o estudo e a divulgação de conhecimentos sobre os povos africanos, aos que nos unem fortes laços históricos, culturais e demográficos. Para conhecer mais esse continente e ajudar no cumprimento do estabelecido pela Lei 10.639/2003 que estipula o ensino da história e cultura africanas, a CBA está oferecendo o Curso de Extensão “História da África” direcionado aos professores de Ensino Fundamental e Médio.

O curso será ministrado toda terça e quinta-feira, pelo Google Meet, das 19h às 21h, entre os dias 08 de março a 05 de abril.

O calendário de aulas é o seguinte:

▪︎África antes da dominação europeia (08/03 e 10/03)

▪︎A escravidão atlântica: Consequências para América e para África.  (15/03 e 17/03)

▪︎Conquista e colonização. (22/03)

▪︎Lutas pela independência. (24/03)

▪︎África após as independências e na atualidade. ( 29/03 e 31/03)

▪︎O apartheid e encerramento do curso (05/04)

A CBA disponibilizará bibliografia e haverá indicação de alguns filmes que complementarão as aulas. O Curso de Extensão é totalmente gratuito e garante um certificado de carga horária de 30 horas  que será entregue ao final, após o envio dos trabalhos de conclusão do curso, que consistirá na elaboração de uma proposta de implementação dos conhecimentos adquiridos durante o curso nas respectivas escolas em que os  participantes atuam.

Serviço:

Curso de Extensão "História da África 2022" via plataforma Google Meet

Data: de 08 de março a 05 de abril, às terças e quintas

Horário: das 19h às 21h

Inscrições: até o dia 05/03 de 2022 ou até encerrarem as vagas (serão ofertadas 400), mediante o preenchimento e envio do formulário a ser acessado no seguinte link: https://forms.gle/AY7VSwZWkuuCovjQ8