PUMA: PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE MOBILIDADE ACADÊMICA

Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 12h49

PUMA: PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE MOBILIDADE ACADÊMICA

O Programa destina-se aos alunos de graduação (de todas as áreas de conhecimento), regularmente matriculados nas universidades participantes, membros da AUF - Agence Universitaire de la Francophonie - na América Latina.

Os(as) candidatos(as) devem indicar 3 opções entre as 12 Universidades estrangeiras parceiras para realizar a mobilidade em uma delas, de acordo com a definição da Comissão CRULA (Conferência Regional dos Reitores das Universidades Latino-Americanas), responsável pelo programa PUMA, e das Universidades anfitriãs.

Os(as) estudantes podem escolher o período de mobilidade entre 90 a 180 dias.

BREVE HISTÓRICO

Lançado em 2021, o programa está na sua primeira edição. As universidades membros da CRULA têm identificado um baixo nível de mobilidade estudantil presencial Sul-Sul na América Latina. A CRULA, que trabalha em parceria com a AUF,  pretende impulsionar uma ação específica para promover a mobilidade presencial dos alunos entre suas universidades membros, baseada na solidariedade, na flexibilidade e no apoio financeiro recíproco entre as universidades participantes.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

Entre os benefícios do programa, estão inclusas as isenções de taxas acadêmicas do estudante recebido pela universidade anfitriã, além desta universidade cobrir os gastos com hospedagem e alimentação durante o período de mobilidade estudantil. A universidade de origem do estudante cobre os custos das viagens internacionais (ida e volta).

OFERTA DE VAGAS

O programa caracteriza-se pela mobilidade “um para um”, ou seja, cada instituição recebe um(a) estudante e envia um(a) estudante.

Para candidatar-se a uma vaga no Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica - PUMA, o estudante deve estar regulamente matriculado em um curso de graduação de uma instituição associada à AUF que tenha aderido ao programa e atender aos requisitos das Universidades de origem e de destino participantes.

Os estudantes da UFPA devem realizar suas inscrições de acordo com as orientações dos editais do programa, lançados pela PROINTER.