Página inicial > A PROINTER

Sobre a Pró-Reitoria de Relações Internacionais

Publicado: Quarta, 30 de Janeiro de 2019, 09h43

A PROINTER - Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará - é o setor responsável pela cooperação entre a UFPA e as diversas instituições internacionais de ensino, pesquisa e fomento à educação, na área científica e cultural. Através da PROINTER, a comunidade universitária poderá encontrar instrumentos de apoio a projetos conjuntos de pesquisa, formação de recursos humanos e intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos.

Cabe ainda à PROINTER articular-se com instituições e organismos de cooperação e fomento, promovendo ações que visem à realização e ao estabelecimento de cooperação científica e cultural com organismos internacionais, de interesse da Universidade Federal do Pará, fazendo o posterior acompanhamento do desenvolvimento de acordos firmados entre a UFPA as diversas instituições internacionais.

A PROINTER facilita à comunidade universitária o acesso aos diversos contatos com mecanismos de incentivo ao ensino e à pesquisa, tais como bolsas, programas de cooperação, fomento a projetos, etc.

São funções da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, e por conseguinte, de  seu pessoal:

• Assessorar a Reitoria nas questões inerentes à fixação de políticas e diretrizes nos assuntos de competência da PROINTER.
  • Promover o intercâmbio acadêmico internacional de discentes de graduação.
  • Divulgar no site da Pró-Reitoria notícias pertinentes aos discentes ( oportunidades de intercâmbios, eventos) e editais de seleção de programas
    de intercâmbio).
  • Orientar discentes e docentes da UFPA sobre procedimentos necessários para participar de cursos e intercâmbios internacionais.
  • Atender discentes internacionais interessados em estudar na UFPA.
  • Fornecer as informações legais para os discentes internacionais regularizarem a sua estadia no Brasil.
  • Auxiliar na busca de acomodações, no recebimento, na regularização e na ambientação dos discentes internacionais na Universidade e na
    cidade.
  • Promover o Acolhimento dos Discentes Internacionais da UFPA.
  • Orientar os docentes e investigadores da UFPA ou de outras Universidades sobre a formalização de parcerias, de programas de intercâmbio,
    oportunidades de bolsas, de estabelecimentos de projetos de pesquisa, ensino e/ou extensão.
  • Induzir a realização de protocolos e de convênios entre a UFPA e instituições de ensino superior internacionais com o objetivo de promover a
    mobilidade acadêmica.
  • Receber representantes de diversas instituições públicas e privadas, com interesse em firmar cooperação com Unidades da UFPA.
  • Representar a UFPA frente a outras Universidades e Instituições internacionais, em cooperação com a Reitoria.