Página inicial > Oportunidades > União Europeia - Convocatória Erasmus+

União Europeia - Convocatória Erasmus+

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 14h46

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB informa que o programa Erasmus+ está recebendo propostas para o financiamento de novos projetos em 2023.

Criado pela União Europeia (UE) com o objetivo de apoiar a educação, a formação, a juventude e o desporto por meio do intercâmbio entre países membros do bloco e parceiros de outros continentes.

Para o próximo ano, a Comissão anuncia que a mobilidade será o foco principal do Erasmus+.

O programa apresentará iniciativa para apoiar treinadores desportivos, por meio de sua participação em projetos de mobilidade, criando oportunidades de cooperação e aprendizado diretamente em organizações desportivas de base. Desse modo, de acordo com a CE, o programa busca incentivar projetos que apoiam a transição verde e a neutralidade de carbono, promovendo meios de transporte sustentáveis e comportamentos ambientalmente mais responsáveis.

Assim, o Erasmus+, cujo orçamento anual é de 4,2 bilhões de euros, busca incentivar projetos que apoiam a transição verde e a neutralidade de carbono, promovendo meios de transporte sustentáveis e comportamentos ambientalmente mais responsáveis.

O programa financia atividades que desenvolvam as prioridades do programa nas escolas, instituições de ensino superior, profissionalizante ou desportivo. Qualquer entidade pública ou privada ativa nas áreas da educação, formação, juventude e desporto pode se candidatar ao financiamento, com a ajuda das agências nacionais Erasmus+ sediadas nos estados membros da UE e demais países associados ao programa.

A convocatória da Comissão Europeia para o programa Erasmus+ pode ser encontrada no seguinte link:  https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX:C2022/444/07