Página inicial > Editais > Último dia de inscrições para o Intercâmbio Acadêmico nos EUA para os Discentes de Graduação – edição de inverno do Programa SUSI/2024

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 13h54

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil abriu inscrições para a edição de inverno do programa de intercâmbio acadêmico internacional para estudantes de graduação Study of the U.S. Institute for Student Leaders on Enterpreneurship and Economic Development – SUSI.

Para esta edição, a PROINTER-UFPA torna público o Edital de pré-seleção para indicar 03 (três) candidatos  à Embaixada dos EUA, para posterior seleção de estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras por parte do Departamento de Estado em Washington, que fará a indicação final para participação no programa.

Alguns dos requisitos para candidatura ao programa:

- Não estar matriculado nem estar cursando o último semestre do seu curso de graduação na UFPA;

- Ser proficiente em inglês com certificado de comprovação;

- Demonstrar interesse na temática de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico;

- Ter entre 18 e 25 anos de idade;

- Estar disposto a viver no campus universitário, compartilhar acomodações e experimentar práticas culturais e sociais diferentes daquelas de seu país de origem.

Para ver todos os requisitos, leia o edital na íntegra

Procedimentos para inscrição:

1. Os candidatos deverão preencher adequadamente o formulário de inscrição (acesso para download do formulário clicando aqui);
  2. Em seguida, deverão juntar o formulário e os demais documentos em arquivo único, no formato PDF, identificando-o com o título: Programa SUSI _Nome do(a) candidato(a)”;
  3. Posteriormente, deverão fazer o upload desse arquivo único no link de inscrição (Formulário Google) ao presente Edital.

Documentos para o arquivo único:

O arquivo único deverá conter os documentos abaixo, na seguinte ordem:

1. FY24 Winter SUSI SL Nomination form.docx. Baixe o arquivo do formulário aqui.
  2. Histórico escolar do(a) candidato(a) emitido no semestre atual – 2023.4;
  3. Comprovante de matrícula atual – 2023.4
  4. Curriculum Lattes comprovado (serão aceitos documentos comprobatórios com assinatura e carimbo ou protocolo de autenticidade digital de organizações e entidades legal e institucionalmente reconhecidas);
  5. Certificado de proficiência em inglês válido (TOEFL, IELTS, Duolingo ou outro que possua);
  6. Carta de Intenção do candidato (em inglês);
  7. Carta de recomendação de um professor referendando o interesse do candidato acerca do tema de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, além da fluência em inglês apresentada pelo (a) candidato(a) (em inglês).

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: de 20/09 até 03/10/2023

EDITAL PROINTER Nº 04/2023 - RETIFICAÇÃO I do edital (21/09/2023). Baixe o arquivo aqui