Página inicial > Últimas Notícias > A Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST) do campus de Bragança da UFPA firmou Acordo Internacional Erasmus+ com Universidade de Košice, na Eslováquia

• Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 14h55
  • Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 15h01

A FALEST, do campus de Bragança da UFPA, firmou parceria com a Universidade de Košice, situada na Eslováquia, para o programa Erasmus+ KA171_Call 2023_Košice, que permite a mobilidade docente entre as duas Universidades. A candidatura foi enviada em 2023, e o Acordo Internacional foi assinado em janeiro de 2024, marcando oficialmente o início da cooperação internacional.

Este acordo representa um marco significativo para ambas as instituições, promovendo a colaboração e o intercâmbio de conhecimento entre as Faculdades de Línguas e Artes. Docentes da FALEST terão a oportunidade de participar de atividades na Universidade de Košice, enquanto a FALEST receberá docentes do Departamento de Letras e Artes da universidade eslovaca. Este intercâmbio está programado para ocorrer durante o período de 2024 a 2026.

A iniciativa deste Acordo de mobilidade internacional teve origem a partir da participação da docente Ana Lilia Rocha no programa SUSI - Studies of the USA Institutes, em 2022, em que a professora teve oportunidade de estabelecer uma importante rede de cooperação internacional, ocasionou no convite de participação no SUSI Alumni Workshop in Florença em 2023.

Além da professora Ana Lilia Rocha participarão da mobilidade os docentes, Rafael Timmermann e Ewerton Branco, ambos da FALEST, ao longo da vigência do Erasmus+.  "Estamos entusiasmados com esta oportunidade de colaboração internacional que certamente enriquecerá nossas experiências acadêmicas e fortalecerá os laços entre nossas instituições", expressou a professora Ana Lilia Rocha.

Este Acordo não apenas oferece aos docentes da FALEST a chance de ampliar seus horizontes acadêmicos e culturais, mas também contribui para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, promovendo uma abordagem global e multicultural para o ensino e aprendizado de línguas e artes.

Com o compromisso mútuo de excelência acadêmica e colaboração internacional, a FALEST e a Universidade de Košice dão início, portanto, a uma jornada de intercâmbio acadêmico que certamente enriquecerá as experiências educacionais de todos os envolvidos e promoverá uma compreensão mais ampla e profunda da diversidade cultural e linguística em um contexto globalizado.

Texto: Institucional

Imagem: Divulgação PROINTER