Página inicial > Mobilidade para a UFPA (IN)

Mobilidade para a UFPA (INCOMING)

Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 15h45

GRADUAÇÃO:

A Mobilidade Acadêmica de estudantes estrangeiros(as) pode ocorrer de duas formas:

• Caso exista uma parceria por meio de programas e editais específicos entre a UFPA e a Instituição de origem do(a) estudante. Neste caso, a solicitação de mobilidade deve ser feita por escrito, pela Instituição de origem do(a) estudante, dentro dos prazos pré-estabelecidos e de acordo com as diretrizes dos programas (maiores instruções são fornecidas durante o processo de aprovação);
  • Caso exista acordo/convênio pré-estabelecido entre a UFPA e a Instituição de Origem do(a) estudante, o qual determine a possibilidade de realizar a mobilidade e o reconhecimento acadêmico. Para este tipo de entrada, antes de tudo, o(a) candidato(a) à mobilidade deve verificar se há acordo/convênio pré-estabelecido entre a UFPA e a Instituição da qual faz parte, avaliar se o mesmo abrange a mobilidade de discentes de graduação e, em caso positivo, verificar se há o curso ou possibilidade de reconhecimento das disciplinas pretendidas (por meio da leitura das ementas do programa acadêmico) e, então, contatar  o setor responsável pela mobilidade acadêmica na sua Instituição de Origem, para que entrem em contato com a PROINTER.

ATENÇÃO: Para quaisquer dos casos, a mobilidade Internacional de graduação não poderá durar mais que um ano.

Para as duas formas de entrada, os processos seguem como descritos abaixo:

Após um primeiro contato, o setor responsável pela Mobilidade Internacional na Instituição deverá enviar, por e-mail, à PROINTER, os documentos abaixo:

• Histórico Escolar traduzido para o Português;
  • Declaração de matrícula: documento da instituição de origem declarando que o(a) candidato(a) está devidamente matriculado(a) em sua instituição;
  • Cópia do passaporte válido;
  • Carta de intenção do(a) candidato(a), com os motivos para estudar na UFPA, em português; e
  • Plano de estudos, com a relação das disciplinas a serem cursadas na UFPA, assinado pelo (a) estudante e pelo orientador acadêmico da instituição de origem (inglês) / (espanhol).
  • Além de outros possíveis documentos previamente indicados no processo de seleção.

ATENÇÃO: Outros documentos poderão ser requeridos ao longo do processo, para ambas situações.

Após a recepção e análise dos documentos, a PROINTER envia à coordenação do curso/faculdade na UFPA o plano de estudos elaborado pelo(a) estudante, para sua avaliação.

A coordenação pode propor alterações e/ou ajustes, de acordo com as ementas referentes ao programa acadêmico.

Se aprovada a candidatura, a UFPA envia a carta de aceite e, posteriormente, o(a) estudante deve encaminhar, também por meio do setor responsável, cópias do Visto, CPF (se possível a prévia obtenção na embaixada), seguro de saúde (contendo cláusula de repatriação de restos mortais) e cópias das passagens aéreas (caso seja necessário enviar ou portar outros documentos, a PROINTER entrará em contato com o aluno antecipadamente).

Ao chegar à UFPA, o estudante deve dirigir-se à PROINTER portando todos os documentos mencionados acima, para cadastro na Universidade e orientações para a regularização na Polícia Federal (a regularização neste e em outros órgãos externos à UFPA deve ser de responsabilidade do estudante, com o auxílio cabível da Universidade).

Maiores instruções podem ser fornecidas durante o processo de aprovação.

PÓS-GRADUAÇÃO:

Estrangeiros que visem a pós-graduação, podem ingressar na UFPA das seguintes maneiras:

• Estudante ativo de pós-graduação, de Universidade estrangeira conveniada à UFPA, pode verificar a possibilidade de cursar disciplinas ou parte de sua pesquisa na Universidade Federal do Pará. Para isso, o(a) interessado(a) deve entrar em contato com o programa de pós-graduação do seu interesse e seguir as orientações para ingresso.
  • Para Estrangeiros(as) que desejem candidatar-se a cursar integralmente a pós-graduação na UFPA, há duas maneiras para que ocorra o seu ingresso:
  1. Por meio de edital do próprio programa, quando oferte vagas para estrangeiros, seguindo as orientações específicas.

Para verificar se há oferta de vagas no programa desejado, acesse as informações disponíveis nos sites dos Programas Pós-Graduação da UFPA

1. Por meio de Editais de Programas de Mobilidade Internacional específicos de órgãos Internacionais e/ou Nacionais, parceiros à Universidade Federal do Pará.

Estes são alguns dos programas aos quais a UFPA faz a adesão anualmente, ofertando vagas para Mestrado e/ou Doutorado:

Os processos de seleção e ingresso, seguem diretrizes específicas de cada programa e edital.

Para maiores informações, visite os links dos programas na página da PROINTER e/ou acesse os sites dos órgãos responsáveis (links acima).