Fundação Rufford oferta apoio financeiro para projetos de conservação da natureza em países em desenvolvimento
A Fundação Rufford está oferecendo incentivos financeiros para projetos relacionados à conservação da natureza em países em desenvolvimento (incluindo o Brasil). O programa é voltado para pesquisadores no início de carreira, como estudantes de mestrado, doutorado ou recém-formados na graduação (sem financiamento para estudantes de graduação) com interesse no desenvolvimento de ações de campo focadas na proteção da biodiversidade, em espécies ameaçadas ou mal avaliadas pela Lista Vermelha da IUCN, na conservação de habitats vulneráveis, na mitigação de conflitos entre humanos e vida silvestre, ou em atividades de educação ambiental. Acesse a página da submissão para saber mais.
CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
- O projeto deve ser realizado em um país considerado em desenvolvimento (já incluso o Brasil);
- Ter benefícios diretos e aplicáveis à conservação;
- Não ter caráter exclusivamente acadêmico ou teórico;
- Os candidatos devem estar nos estágios iniciais de suas carreiras (prioridade para mestrado, doutorado ou que se formaram nos últimos 3 anos);
- Os projetos devem ter foco na conservação da natureza.
FOCOS DO PROJETO
Os projetos submetidos poderão se concentrar em espécies específicas, habitats ameaçados ou questões como conflitos entre humanos e animais selvagens ou educação comunitária. É recomendável entrar no site da Fundação para acessar os últimos trabalhos financiados. Em projetos focados em espécies, serão considerados trabalhos sobre qualquer espécie que NÃO esteja listada como “Menos Preocupante” em nível global na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, ou espécies que não aparecem na lista por não terem sido avaliadas, mas que são consideradas globalmente ameaçadas.
CARACTERÍSTICAS DE PROJETOS NÃO ELEGÍVEIS
- Pesquisa pura e sem benefício concreto e explícito de conservação;
- Expedições, especialmente aquelas em que o candidato precisa levantar fundos para participar;
- Com participação de conferências ou seminários.
- Publicação de livros
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas diretamente no site: apply.ruffordsmallgrants.org, onde o candidato deve criar uma conta, preencher o formulário de submissão e anexar três cartas de recomendação. Não há prazos, é possível se inscrever em qualquer época do ano. Só é possível fazer uma solicitação de financiamento a cada 12 meses. Se a solicitação for rejeitada, o candidato deverá aguardar 12 meses antes de poder se candidatar novamente. Se for financiado, não poderá solicitar mais apoio por pelo menos 12 meses.
SUBSÍDIOS OFERTADOS
A Fundação Rufford oferece um processo de financiamento em 4 etapas com diferentes tipos de subsídios, sendo eles:
1º - Pequeno Subsídio Rufford: até £ 7.000. Depois da conclusão do projeto, com fornecimento de atualizações e um relatório final, já é possível solicitar um 2º Rufford Small Grant (pelo menos 12 meses após a data de pagamento do 1º RSG)
2º - Rufford Small Grant: até £ 8.000. Depois da conclusão do projeto, com fornecimento de atualizações e um relatório final, é possível solicitar um Booster Grant (pelo menos 12 meses após a data de pagamento do seu 2º RSG).
3º - Booster Grant (Subsídio de reforço) - até £ 12.000 (o projeto deve desenvolver elementos importantes do trabalho anterior)
- Co-financiamento: deve-se considerar como o projeto pode ser sustentado a longo prazo. Se possível, adicionar planos de colocar outros financiadores para conseguir apoio, especialmente se há pretensão de solicitar mais financiamento);
4º - Completion Grant (Subsídio de Conclusão): até £ 18.000 (o projeto deve desenvolver elementos importantes do trabalho anterior)
- Co-financiamento: o proponente deve ter co-financiamento. A sugestão é tentar levantar fundos de outras fontes que correspondam ao valor solicitado pela Rufford, serão exigidas evidências de apoio de outras fontes.
Observação 1: Em todas as fases, o proponente, obrigatoriamente, deve fornecer atualizações do projeto e um relatório final sobre a conclusão dele. Além disso, suas cópias serão publicadas em sua página da web.
Observação 2: Após receber uma subvenção de conclusão, o proponente não poderá solicitar financiamento adicional.
Observação 3: A fundação irá considerar apenas os custos do trabalho de campo, idealmente, com o financiamento entre 50% e 100% dos custos do projeto. Caso a Fundação Rufford não seja a única financiadora, será exigida uma comprovação de cofinanciamento.
A oportunidade é uma excelente oportunidade para jovens pesquisadores da Amazônia que procuram financiamento para ações de conservação local e com interesse em expandir suas pesquisas para diversas instituições de apoio.
Texto: Fundação Rufford - Adaptado
Imagem: Divulgação PROINTER
Redes Sociais