Ir direto para menu de acessibilidade.
ptzh-CNenfrdeitjaplroes
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto sobre bioeconomia inclusiva na Amazônia de professor da UFPA é aprovado em seleção internacional da Iniciativa Amazônia +10
Início do conteúdo da página

Projeto sobre bioeconomia inclusiva na Amazônia de professor da UFPA é aprovado em seleção internacional da Iniciativa Amazônia +10

Publicado: Quinta, 03 de Julho de 2025, 16h07 | Última atualização em Quinta, 03 de Julho de 2025, 16h07
imagem sem descrição.

O docente da Faculdade de Administração da UFPA, Prof. Dr. José Augusto Lacerda Fernandes, e Héloïse Berkowitz, pesquisadora do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique - Centro Nacional de Pesquisa Científica) no LEST (Laboratoire d'Économie et de Sociologie du Travail -  Laboratório de Economia e de Sociologia do Trabalho), tiveram seu projeto, que trabalha o fortalecimento de modelos de bioeconomia inclusiva na Amazônia, aprovado no edital de seleção de Workshops Trilaterais (Brasil–França–Guiana Francesa), promovida pela iniciativa Amazônia +10. A ação apoia workshops presenciais, realizados na Guiana Francesa ou em um dos nove estados da Amazônia Legal brasileira, que tratam de temáticas como bioeconomia, restauração ecológica, produção agrícola de baixa emissão, integração de saberes indígenas e desenvolvimento sustentável para a região pan-amazônica.

A proposta do prof. Dr. José Augusto Lacerda Fernandes, intitulada de “Organizando de forma diferente para outros futuros: repensando o desenvolvimento de uma bioeconomia inclusiva na Pan-Amazônia por meio de meta-organizações e povos indígenas”, é resultado de parcerias desenvolvidas desde a estadia de José Augusto no LEST em 2022 e une conhecimento científico, inovação social e os saberes tradicionais de povos e comunidades indígenas da região. “O workshop foi concebido como um espaço de construção colaborativa de soluções, reunindo pesquisadores e lideranças indígenas, além de empreendedores e representantes de organizações da sociedade civil dos três territórios envolvidos. Por conta disso, engloba colegas que também têm trabalhado essas temáticas a partir de uma lente interdisciplinar nos 3 territórios envolvidos na submissão”, comentou ele.

O docente, que atua na área do empreendedorismo social e bioeconomia, voltado à construção de modelos de negócios sustentáveis, economia circular e desenvolvimento territorial, possui uma extensa carreira nas temáticas da iniciativa do Amazônia +10, fundando em 2020 o Ateliê de Negócios Transformadores da Amazônia (ATENTA), que reúne diversos projetos focados no enfrentamento dos desafios socioeconômicos e ambientais da região amazônica. Além disso, também é professor visitante na França e membro do comitê científico de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da ANPAD, Associação de Pesquisa e Pós graduação em Administração.

O projeto de colaboração científica internacional com o professor da UFPA, com financiamento de R$ 170.000, é apoiado pela Embaixada da França no Brasil, a Iniciativa Amazônia+10 e o Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade da Amazônia. A parceria científica foi uma das cinco propostas selecionadas de mais de 50 projetos submetidos, o que qualifica ainda mais o alcance acadêmico da contribuição internacional entre José Augusto Lacerda Fernandes e Héloïse Berkowitz. “A aprovação dessa proposta representa um reconhecimento significativo do trabalho que desenvolvemos no ATENTA, além de reforçar a importância de uma ciência aplicada, engajada com a transformação da realidade local”, lembrou o professor.

Para o docente da Faculdade de Administração da UFPA, a aprovação da proposta é um forte avanço estratégico para reforçar a internacionalização da universidade nas agendas mundiais acerca da bioeconomia e povos indígenas, além de representar maior estreitamento de laços com a França. “Essa iniciativa soma-se às ações já desenvolvidas no âmbito do Ateliê de Negócios Transformadores da Amazônia (ATENTA), que tem atuado na promoção de projetos internacionais, que vão desde cursos com instituições estrangeiras e pesquisas financiadas por agências europeias, à mobilização de redes como o Time Enactus da UFPA, por exemplo. Ao conectar pesquisadores, instituições e comunidades do Brasil, da França e da Guiana Francesa, esse workshop ampliará e criará redes de colaboração científica mais densas, contribuindo para que a UFPA se consolide cada vez mais como uma referência na produção de conhecimento sobre os desafios e oportunidades presentes no contexto amazônico”, ressaltou José Augusto.

O programa estratégico da iniciativa Amazônia +10, propõe apoio à pesquisa e inovação na Amazônia, aliada à sustentabilidade e inclusão, por meio de workshops presenciais de até 30 participantes, que auxiliem na: restauração de áreas degradadas; desenvolvimento de actividades agrícolas com baixas emissões; desenvolvimento de cadeias de bioeconomia; produção alimentar, farmacêutica e acesso a serviços essenciais para as populações locais.

Texto: Institucional PROINTER

Imagem: Divulgação PROINTER

Fim do conteúdo da página