Ir direto para menu de acessibilidade.
ptzh-CNenfrdeitjaplroes
Página inicial > Editais > PROINTER/UFPA divulga Resultado Final da Pré-Seleção do Programa ESCALA de Pós-Graduação 2026.2.
Início do conteúdo da página

PROINTER/UFPA divulga Resultado Final da Pré-Seleção do Programa ESCALA de Pós-Graduação 2026.2.

Escrito por Aymê Vitória | Publicado: Segunda, 11 de Mai de 2026, 17h52
imagem sem descrição.

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará lançou o Edital PROINTER nº 04/2026 para pré-seleção de estudantes de mestrado e doutorado interessados em participar do Programa ESCALA–AUGM Pós-Graduação 2026.2. A iniciativa oferece oportunidade de mobilidade acadêmica internacional na Universidad Nacional del Litoral.

A seleção disponibiliza 01 vaga para discentes regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu da UFPA, em qualquer campus da instituição. O período de mobilidade poderá variar entre 15 dias e 6 meses, conforme as possibilidades da universidade de destino.

Os(as) candidatos(as) selecionados(as) receberão auxílio financeiro de R$ 5 mil, concedido pela UFPA, destinado a contribuir com despesas de deslocamento internacional. Além disso, a universidade de destino oferecerá alojamento e alimentação durante o período da mobilidade, conforme suas regras institucionais.

As inscrições estarão abertas de 11 de maio a 5 de junho de 2026 e deverão ser realizadas exclusivamente pela Plataforma PipE do Programa ESCALA–AUGM.

O cronograma do processo seletivo prevê publicação do edital em 11 de maio de 2026 e inscrições até 5 de junho de 2026. As datas de entrevista, divulgação do resultado preliminar e resultado final serão posteriormente definidas e comunicadas pela PROINTER.

Podem participar estudantes de mestrado ou doutorado que estejam regularmente matriculados(as) na UFPA e que tenham integralizado, até o início da mobilidade, pelo menos 30% dos créditos ou atividades obrigatórias do curso. Também é necessário possuir anuência do(a) orientador(a) e da coordenação do programa de pós-graduação.

Entre os documentos obrigatórios estão histórico acadêmico atualizado, Currículo Lattes, carta de intenções, plano de estudos preliminar, carta de recomendação do(a) orientador(a) e manifestação de aceite preliminar de docente da universidade de destino.

O processo seletivo contará com análise documental e entrevista. Não serão convocados(as) para a entrevista candidatos(as) com documentação incompleta, inscrições fora do prazo ou que não atendam aos requisitos do edital. O não comparecimento à entrevista também implicará desclassificação automática.

A pontuação levará em consideração critérios como produção acadêmica, participação em projetos de pesquisa, qualidade da carta de intenções, plano de trabalho e desempenho na entrevista.

A PROINTER destaca que a pré-seleção interna da UFPA representa apenas a etapa institucional da seleção. O aceite definitivo dependerá da aprovação da candidatura pela universidade estrangeira.

Acesse o edital completo da PROINTER para mais informações sobre inscrições, requisitos e documentação.

Retificação do Edital: Acesse aqui

Resultado Preliminar da Pré-Seleção: Acesse aqui 

Resultado Final da Pré-Seleção: Acesse aqui 

registrado em:
Fim do conteúdo da página